Na aula de Geografia, a professora Ana está explicando aos seus alunos sobre os Planos Econômicos implementados no Brasil, com o intuito de estabilizar a economia. Ela afirma aos alunos que a década de 1980 foi conhecida como a década perdida, devido à crise econômica do período. Com o fim do regime militar e o início da redemocratização, a partir de 1986, os novos governos tiveram que buscar estratégias para estabilizar a economia e, para isso, criaram diversos planos econômicos. Acerca desse contexto, analise as afirmativas a seguir que apresentam as características dos planos econômicos praticados no Brasil.
I. O Plano Cruzado foi a tentativa do então presidente José Sarney de combater a inflação que havia se instalado no país. Esse plano substituiu o Cruzeiro pelo Cruzado e estabeleceu o congelamento dos preços de produtos varejistas, o que acarretou no fracasso desse plano econômico.
II. O Plano Bresser, implementado pelo então presidente José Sarney e pelo ministro Luiz Carlos Bresser Pereira surgiu para combater o processo inflacionário. Tal plano manteve as características do Plano Cruzado, como as políticas fiscais, monetárias e as taxas de juros positivas para inibir o aumento do consumo.
III. O Plano Verão foi lançado em 16 de janeiro de 1989 pelo então ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega e pelo presidente José Sarney. Esse plano foi a terceira tentativa, empreendida pelo governo Sarney, de conter a inflação. A lei previa que a taxa de rendimento da poupança, bem como os preços dos produtos e dos salários fossem congelados, diminuindo ainda mais o poder de compra do trabalhador.
IV. O Plano Collor realizou uma ampla reforma na CLT, favorecendo os trabalhadores e aumentando a liberdade sindical. Além disso, incentivou a criação de empresas estatais e fortaleceu o aumento dos salários e das aposentadorias. Todavia, essas medidas acabaram aumentando a insatisfação da população, a recessão e o desemprego, dando sustentabilidade ao seu impeachment.
V. Adotado pelo governo Dilma Rousseff, que assumiu a presidência da República após o impeachment do presidente Collor, o Plano Real, implementado em 1994, estabilizou o valor da moeda, proibiu o aumento de preços dos produtos varejistas, provocou forte crescimento industrial e estagnou as taxas inflacionárias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Alternativa 4: I, II e III, apenas.
Dentre as opções apresentadsa, somente as alternativas IV e V encontram-se incorretas, uma vez que os Planos Collor e Real não promoveram a redução da inflação, e além disso, resultaram no congelamento dos salários, o que levou ao impeachmente do Collor, em 1994.
Dessa forma, a trajetória da economia brasileira é marcada por diversas tentativas frustradas de conter a inflação, e somente a partir do governo Lula, tornou-se possível a sua redução
Perguntas interessantes