Na aula da disciplina de Português, a professora Vanda colocou no quadro algumas questões referentes aos conteúdos trabalhados no livro didático. A professora pediu para que cada um respondesse individualmente, acompanhando pelo livro. Ao perguntar para a aluna Tereza o porquê de não estar fazendo a atividade, ela respondeu que havia esquecido o livro em casa. Então, a professora pediu que a aluna saísse da sala e fosse à sala da pedagoga, pois não aceitaria alunos sem material na sua aula. Situações como esta são comuns nos ambientes escolares. Diante disso, avalie a atitude da professora. É correto retirar a aluna da aula? É necessário que cada um tenha um livro? Você, como profissional da educação, como agiria diante de um fato como este? Comente entre 10 e 15 linhas.
Soluções para a tarefa
Essa é uma questão individual, no entanto, podemos analisá-la.
Nesse caso é importante avaliar as normas da escola, tem escola que distribui o livro para cada aluno e coloca como "dever" do aluno estar com o livro das disciplinas ofertadas durante as aulas, baseado nisso, o professor tem respaldo da escola para proceder da maneira que lhe convém.
É preciso analisar cada caso. Eu não tiraria a aluna da classe a colocaria pra fazer a atividade juntamente com um colega.
Esse procedimento é realmente muito recorrente nas escolas, mas configura-se como uma estratégia dos órgãos educativos que a meu ver, não ajuda em nada no processo de aprendizagem, pois é preciso criar um ambiente para além dos livros didáticos.
Por fim, é um assunto bastante pessoal e o contexto é muito relevante, pois às vezes o aluno sempre age de forma errada, levando o professor a tomar algumas atitudes drásticas, mas necessárias se tratando de uma sala de aula.
Espero ter ajudado!