Na aula anterior começamos a estudar o artigo de opinião “Celebridades descelebradas” e na de hoje terminamos a leitura desse texto. Para responder às questões, releia esse fragmento II que foi o mesmo estudado durante a aula: Fragmento II Celebridades descelebradas A privacidade se tornou um mito e, já que é impossível retroceder, é preciso gerir essa nova imagem pública (...) Não é preciso habitar a casa do Big Brother para ter a vida privada transformada em entretenimento. Basta fazer o que não seria feito normalmente em público. [...] As paredes não têm ouvidos, mas todo o resto parece ter. Já que é impossível retroceder, o que resta é administrar esse novo tipo de patrimônio público. Como todo patrimônio, ele precisa ser estável para se tornar uma referência e, nesse processo, acaba perdendo a espontaneidade, a mais humana de suas características. Aos poucos as regras de conduta invadem os recônditos da vida pessoal, plastificando a personalidade e a prendendo à máscara construída ao longo da vida, mesmo que não se concorde com ela. Hoje todos nos tornamos personalidades transparentes. Nunca foi tão fácil checar referências, e, a princípio, não há nada de errado nisso. Uma das principais regras de sobrevivência social, pilar de sistemas tão diversos quanto a maçonaria ou o marketing, sempre foi desconfiar de estranhos. De perto, entretanto, ninguém é normal. Como diz a polícia dos Estados Unidos, você sempre tem o direito de permanecer calado. Tudo o que disser poderá ser usado contra você. As mídias sociais são, como o próprio nome dá a entender, uma forma de mídia. Pessoas comuns não têm relações públicas, advogados, assessores ou consultores de imagem para auxiliá-las no dia a dia e, por isso, ainda vão demorar para perceber que um vexame registrado on-line é [...] difícil de apagar [...]. Fonte: RADFAHRER, Luli. Celebridades descelebradas. Folha de S. Paulo, São Paulo, 27 jul. 2011. 1) O que significa retroceder? * 1 ponto a) Deslocar-se fisicamente para trás; voltar atrás no espaço; recuar, retrogradar. b) Tornar-se maior e/ou melhor, incorporando coisas novas ou mais modernas. c) Ter como ponto de partida; vir, provir. d) Desenvolver-se, crescer, modernizar-se. 2) O pronome ‘- LAS’ presente no último parágrafo do texto, retoma: * 1 ponto a) as polícias dos Estados Unidos. b) as mídias sociais. c) as pessoas comuns. d) as relações públicas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Deslocar-se fisicamente para trás; voltar atrás no espaço; recuar, retrogradar.
c) as pessoas comuns.
Explicação:
A.Retroceder significa “Deslocar-se fisicamente para trás; voltar atrás no espaço; recuar, retrogradar.”
B.O pronome ‘- LAS’ presente no último parágrafo do texto, retoma “as pessoas comuns.”
1) O artigo de opinião expressa uma ideia de que com as novas fontes de entretenimento e tecnologia, perdemos bastante a nossa privacidade.
Portanto, podemos concluir que é impossível retroceder e não se modernizar. A resposta se encontra no item B.
2) O pronome "las" faz referência às pessoas comuns que não estão sendo vigiadas o tempo todo, assim como as celebridades. A resposta correta é o item C.
Os pronomes são as palavras que irão acompanhar os substantivos, sendo que alguns pronomes podem substituí-los, de maneira direta ou indireta.
Os pronomes também têm a função de se referir aos substantivos, ou fazer referência.
Os tipos de pronomes são:
- Pronomes pessoais;
- Pronomes possessivos;
- Pronomes demonstrativos;
- Pronomes relativos;
- Pronome indefinidos;
- Pronomes interrogativos.
Mais em: brainly.com.br/tarefa/25651825