Na aula 5 vimos que, segundo Idalberto Chiavenato, "a negociação ou barganha é o processo de tomar decisões conjuntas quando as partes envolvidas têm preferências diferentes [...] as partes envolvidas precisam chegar a alguma forma de acordo ou consenso sobre assuntos ou pendências que as afetas direta ou indiretamente." (Chiavenato, 2014, p. 283, apud Garbelini, 2016, p. 75)
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Processos Decisórios e Negociação. Tema 3: O conceito de negociação.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Processos Decisórios e Negociação, assinale a alternativa que indica, corretamente, o estilo de negociação ganha-perde:
A
“Normalmente, uma das partes utiliza seu poder para impor soluções para o conflito, não abrindo possibilidades para que a outra se manifeste, e esta sai insatisfeita do processo.”
B
“Ambos os lados devem se sentir confortáveis com a solução final, mesmo que nem todas as suas expectativas sejam contempladas. Portanto, todos ganham.”
C
“Ambos os lados envolvidos no conflito acabam cedendo e não se alcança um resultado satisfatório para nenhum dos lados.”
D
“As duas partes utilizam seu poder para impor soluções para o conflito, abrindo possibilidades para que a outra se manifeste, e esta sai satisfeita do processo.”
E
“Apenas um dos lados envolvidos no conflito acaba cedendo e não se alcança um resultado satisfatório para nenhum dos lados.”
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A: “Normalmente, uma das partes utiliza seu poder para impor soluções para o conflito, não abrindo possibilidades para que a outra se manifeste, e esta sai insatisfeita do processo.”
Explicação:
Na aula 5 foi possível observar que existem três tipos distintos de negociações: a negociação de sucesso (negociação ganha-ganha), a negociação ganha-perde e a negociação perde-perde. A negociação ganha-perde “consiste em uma negociação para resolver problemas imediatos, contornando as situações-problema para que a ação seja executada a contento, somente enquanto durar o conflito, se a esperança de que o relacionamento tenha continuidade” (p. 77), não sendo recomendada para partes que precisem se relacionar posteriormente. Neste tipo de negociação, um lado sempre sairá prejudicado e o outro, beneficiado em detrimento do prejudicado.
Fonte: Rota de aprendizagem da aula 5. Processos Decisórios e Negociação. Tema 4: Os estilos de negociação.