Na atualidade, o tema educação de crianças e jovens tem sido recorrente em todos os canais de comunicação, pois as gerações vindouras têm apresentado questionamentos sociais que mobilizam a sociedade a procurar respostas. Dentre eles, podemos citar o desinteresse progressivo com a escola, a responsabilidade cada vez mais tardia com as atribuições da vida adulta, tanto que já se fala em adolescência até os 24 anos. Nesse contexto, pensar como os estilos parentais podem contribuir para esse cenário é fundamental. Considerando o exposto, analise as afirmativas e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
I. O estilo parental autoritário favorece o desenvolvimento da autonomia, pois respeita a singularidade do indivíduo.
II. O estilo parental negligente é prejudicial à formação do sujeito, podendo colocar, inclusive, em risco de morte as crianças.
III. O estilo parental democrático adota o diálogo como forma de comunicação, favorecendo o crescimento emocional e social dos sujeitos.
IV. O estilo parental permissivo fortalece condutas éticas e preocupadas socialmente, por isso, é o modelo mais utilizado na atualidade.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F, F, F, F.
Alternativa 2:
V, V, V, V.
Alternativa 3:
F, V, V, F.
Alternativa 4:
V, V, F, F.
Alternativa 5:
F, V, F, V.
Soluções para a tarefa
I. O estilo parental autoritário favorece o desenvolvimento da autonomia, pois respeita a singularidade do indivíduo. Falsa. O estilo parental autoritário pode fazer com que o indivíduo deseje se emancipar da vida que tem levado junto dos pais. Dessa forma, ele busca meios de se tornar independente de forma mais rápida.
II. O estilo parental negligente é prejudicial à formação do sujeito, podendo colocar, inclusive, em risco de morte as crianças. Verdadeira. A negligência por parte do pais faz com que as crianças cresçam se valor e referência sendo muito mais expostas aos riscos.
III. O estilo parental democrático adota o diálogo como forma de comunicação, favorecendo o crescimento emocional e social dos sujeitos. Verdadeira. Dessa forma, os pais conseguem conversar com os seus filhos desenvolvendo propostas que realmente tem valor para a sua vida.
IV. O estilo parental permissivo fortalece condutas éticas e preocupadas socialmente, por isso, é o modelo mais utilizado na atualidade. Falsa. O estilo parental permissivo favorece o desenvolvimento de condutas por parte dos filhos que são reprovadas pela sociedade.