História, perguntado por eduardobonato072, 9 meses atrás

Na atualidade, em quais aspectos é possível notar os legados da escravidão e quais

ações podem ser realizadas para reparar as injustiças provocadas por ela?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Tonemai555
9

Resposta:

mpactos de séculos de utilização da mão de obra escrava repercutem nas dimensões social e econômica do país

Por Maria Teresa Manfredo

Trazidos da África desde o início do século XVI, trabalhadores escravos negros tiveram importante papel na economia do Brasil até o século XIX e ajudaram a compor nossa cultura. Embora os números da chamada “diáspora africana” não sejam precisos, é consenso que nosso país foi o destino mais frequente dos milhões de homens e mulheres feitos cativos no continente africano, por mais de trezentos anos (veja infográfico). “As relações escravistas no Brasil foram complexas e seus impactos culturais são inúmeros”, afirma Leandro Jorge Daronco, doutor em História e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF – Campus Santa Rosa, RS).

É preciso lançar pelo menos dois olhares sobre os legados da escravidão no Brasil, segundo o historiador. O primeiro ponto seria os aspectos formadores da cultura, da identidade e da etnicidade brasileiras, pois o negro africano constitui um dos pilares étnicos de nossa formação social e cultural. Sua contribuição está imbricada na cultura geral, na religiosidade, na multiculturalidade étnica, na culinária, na musicalidade, na dança e nas demais expressões artísticas.

Explicação:

marca como melho. Espero ter ajudado

Respondido por diegoh2011
18

Bom dia!!

Resposta de autoria minha depois de pesquisar sobre o tema:

A desigualdade racial é o principal fator e legado da escravidão.

Explicação:

A escravidão não teve seu fim após o decreto da Lei Áurea, foi um processo lento e ainda hoje temos casos de trabalhos análogos ao trabalho escravo. Os escravos recém libertos não tinham mais um teto ou comida, ainda que fosse em más condições. Agora teriam que buscar emprego, uma forma de se sustentar e não conseguiam, pois ainda eram vistos como inferiores, e na dificuldade de viver criaram as favelas. O principal erro que causou essa desigualdade racial e social, foi a falta de incentivo do governo a igualdade. Com péssimas condições de vida, sem estrutura, sem estudo, os negros ainda eram vistos como inferiores. Esse processo deixou sequelas. Em 1997, apenas 1,8% dos jovens entre 18 e 24 anos que se declararam negros havia frequentado uma universidade, segundo o Censo. Hoje temos as cotas raciais para realizar a inclusão dos negros, pardos, e indígenas em universidades, para conseguir um ensino superior. Dados do IBGE de 2019 mostram o sucesso da Lei Federal de Cotas promulgada em 2012 após o percentual de 50,3% dos estudantes do ensino superior se declararem pardos ou negros.

Add como melhor resposta pfvr, me esforcei muito ♥♥♥

Perguntas interessantes