Na atuação docente, apenas demonstrar ter segurança, um bom discurso e domínio do conteúdo não garante que as aulas serão atrativas e a aprendizagem real. Por isso, é comum que professores recebam críticas quanto à didática utilizada em sala de aula. É o caso de Gilda, recém-formada em Ciências Sociais, professora de Sociologia na turma de 9º ano do ensino fundamental II de uma escola particular mineira. Ela foi chamada por você, que é o coordenador pedagógico, em função de reclamações que os alunos têm feito em relação às suas aulas. Três dessas reclamações podem ser observadas na imagem a seguir.
Soluções para a tarefa
Você esqueceu de completar o texto mas posso te ajudar.
A partir da formação continuada e das formações complementares o educador terá a capacidade de desenvolver e melhorar sua prática didática, e aumentará seu conhecimento como professor, valendo levar em consideração o desenvolvimento pessoal do mesmo além das experiências desenvolvidas no processo de estudo.
Dessa maneira, é possível notar que através de um processo formativo que o educador é capaz de expor seu saber, orientando a prática tendo com base a teoria, além da compreensão na formulação das habilidades de lecionar para os alunos.
em sobre o ontem e o hoje na arte de ensinar
Na atuação docente, apenas demonstrar ter segurança, um bom discurso e domínio do conteúdo não garante que as aulas serão atrativas e a aprendizagem real. Por isso, é comum que professores recebam críticas quanto à didática utilizada em sala de aula.
É o caso de Gilda, recém-formada em Ciências Sociais, professora de Sociologia na turma de 9º ano do ensino fundamental II de uma escola particular mineira. Ela foi chamada por você, que é o coordenador pedagógico, em função de reclamações que os alunos têm feito em relação às suas aulas. Três dessas reclamações podem ser observadas na imagem a seguir.
A partir da situação apresentada, sugira três propostas didático-metodológicas para Gilda, que possam contribuir para que ela diversifique sua prática docente, tornando suas aulas mais atraentes e, portanto, mais significativas.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Professora Gilda, certamente o momento expositivo é algo importante e necessário, contudo, não deve se configurar como única possibilidade do fazer didático-pedagógico. Na atualidade, é cada vez mais importante que os professores busquem, em sua formação, a apropriação de práticas pedagógicas diversificadas, de modo a conceber um aluno mais participativo e atuante em seu processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, sugiro a seguir três propostas didático-metodológicas:
Aula expositiva/interativa - É uma proposta agregadora que oportuniza o diálogo entre professor e aluno constantemente durante a aula. Enquanto o professor expõe as ideias, vai apresentando problematizações e fazendo perguntas à turma, de modo que os alunos são convidados a participar. Há, nessa ocasião, uma movimentação da aula, professor e alunos conversando sobre determinado conteúdo, de modo que não só o professor detenha a palavra e o conhecimento.
Sala de aula invertida - É uma metodologia que propõe ao aluno um estudo prévio do conteúdo, em casa. O professor aponta o que deve ser estudado, o aluno se encarrega de fazê-lo e, posteriormente, em sala, o professor poderá propor atividades em duplas, seminários, quiz ou outras formas de se trabalhar tal conteúdo, atuando como mediador, sem necessariamente resumir esse momento à aula expositiva.
Aulas interdisciplinares - Atuando com outros professores, com outras áreas do conhecimento, elaborando projetos e buscando, inclusive, a participação de outras turmas e até mesmo da comunidade em geral.