Saúde, perguntado por claudiasousaa69, 4 meses atrás

Na assistência em saúde há diferentes tipos de equipe que têm configurações e características específicas. As equipes são denominadas de formas diferentes, principalmente em relação à sua configuração e ao nível de colaboração.

Assim, em relação à equipe fragmentada, é correto afirmar:

Soluções para a tarefa

Respondido por samaralemosnayanne
0

Resposta: Alternativa B é a correta

A assistência em saúde envolve modelos diferentes de abordagem aos pacientes. Assim, temos o modelo convencional e o modelo de equipe como dois processos diferentes de cuidar das pessoas.

Em relação ao modelo de assistência de equipe, é correto afirmar:

A. O atendimento ao usuário ocorre apenas com o profissional médico, e a participação de outros profissionais é opcional e não necessariamente recomentada.

B. O foco do modelo assistencial em equipe é a colaboração entre os diversos e diferentes profissionais envolvidos, que buscam atender às necessidades do paciente.

C. Neste modelo, é correto afirmar que a figura central da assistência é o gestor que orienta ao grupo como deve ser a assistência, sem que haja necessariamente colaboração.

D. Neste modelo, o foco é a equipe multiprofissional, não necessitando especificamente de contato e interação entre os profissionais, mas com o paciente que será cuidado individualmente por cada um.

E. O modelo de equipe significa grupos de profissionais atendendo com foco nos procedimentos e nos métodos de cuidado, nos quais o paciente necessita se adaptar e seguir as orientações de cada profissional.

Explicação: O foco do modelo assistencial de trabalho em equipe é, sem dúvida, o paciente e as suas necessidades de saúde. Nesse sentido, diferentemente do modelo convencional de relacionamento direto, apenas com o médico e opcional com outros profissionais, o modelo de equipe é caracterizado pela colaboração entre os profissionais e a integração das ações que visam a um objetivo em comum. Embora o gestor seja importante na liderança do processo de assistência, a decisão deve ser compartilhada e a responsabilidade dividida entre todos. Assim, o foco não é na adaptação do usuário aos procedimentos, mas sim na escolha de qual procedimento e tratamento melhor se adaptam às necessidades do paciente.

Perguntas interessantes