História, perguntado por vitor2436, 3 meses atrás

Na Assembleia Constituinte da recém-proclamada República, as classes dominantes adeptas do movimento republicano do Centro-Sul do país e pertencentes ao setor agroexportador, nomeadamente àquele associado à cafeicultura, lograram garantir predomínio de seus interesses políticos e econômicos. O estabelecimento do federalismo como forma de organização da nação e a impossibilidade de proposição de sua abolição (art. 90, § 4º) respondiam à reivindicação de autonomia das antigas províncias feitas pelos cafeicultores.

SUGAHARA, Henrique. Constituição de 1891. In: ALVES de ABREU, Alzira (org.). Atlas Histórico do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2020.

Glossário

Lograr: usufruir o que conquistou; desfrutar.



O trecho destaca como o regime republicano utilizou mecanismos constitucionais para

A
descartar as propostas dos grupos ruralistas para a República que se formou.

B
associar à República as elites burguesas fabris e manufatureiras lusitanas.

C
abraçar a população mais pobre em torno da democracia representativa.

D
privilegiar determinados grupos e excluir outros do processo político.


fixrfsluizfelipe: já conseguiu a resposta?
vitor2436: n se saber?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3

É correta a alternativa D, tendo a República do Brasil, proclamada em 15 de Novembro de 1889, estabelecido um modelo de exclusão política, que ainda mantinha o direito ao voto como um privilégio de uma pequena parcela dos brasileiros.

O poder político ficou, de fato, nas mãos dos grandes latifundiários, o que era especialmente comum nos "jogos de poder" das regiões mais afastadas do eixo Rio-São Paulo, mas que influenciava toda a política nacional, mesmo a nível federal.

Perguntas interessantes