Na arquitetura europeia é comum encontrar esculturas próximas ao telhado de construções. Atualmente, muitas dessas esculturas apresentam danos que resultam na deformação dos traços da obra. Sabendo que esses danos têm relação direta com a poluição atmosférica causada principalmente, pelo gás carbônico e dióxido de enxofre, explique o que pode ter ocosionado danos à esculturas?
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Olá,
Os efeitos da chuva ácida sobre os monumentos históricos são provocados pela ocorrência de reações inorgânicas, denominadas reações de dupla troca. Vale ressaltar ainda que toda chuva apresenta teor de ácido.
Além do desgaste físico (pequenas quebras) promovido pelo contato da gota da chuva com as construções, também ocorre um fenômeno químico, com processos que levam à perda de massa das edificações.
A chuva ácida provoca efeitos químicos nos monumentos históricos porque nela há a presença de dois ácidos inorgânicos considerados fortes, o nítrico e o sulfúrico, representados, respectivamente, pelas fórmulas HNO3 e H2SO4.
Espero ter ajudado! <3
martinsanaluiza079:
obrigado ajudou muito
Perguntas interessantes