Na área de logística, o layout-EDI mais utilizado e conhecido é o padrão EDI Proceda que é um arquivo texto. Em uma operação de transporte, qual é a sequência correta e mais completa de troca de informações entre transportador e cliente? A) NOTIFIS – CONEMB – OCOREN – PREFAT – DOCCOB B) DOCCOB - NOTIFIS - CONEMB – OCOREN – PREFAT C) CONEMB – OCOREN – PREFAT - NOTIFIS – DOCCOB D) OCOREN – PREFAT – CONEMB –DOCCOB – NOTIFIS E) PREFAT – CONEMB – OCOREN –DOCCOB – NOTIFIS
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) NOTIFIS – CONEMB – OCOREN – PREFAT – DOCCOB
Explicação:
1. NOTFIS
Depois que as mercadorias já estão separadas na área da expedição e prontas para o carregamento, o embarcador gera as Notas Fiscais e envia o arquivo NOTFIS para a transportadora, informando os dados dessas NFs.
2. CONEMB
Assim que os dados são recebidos, a transportadora gera os Conhecimentos de Transporte (CTe) e envia o arquivo CONEMB com os dados dos CTes emitidos para o embarcador.
3. OCOREN
A cada mudança de status na situação da mercadoria, a transportadora faz o registro das ocorrências no sistema TMS e, de tempos em tempos (acordado previamente), envia o arquivo OCOREN para o embarcador acompanhar a situação das cargas.
Além disso, cada vez que uma entrega é finalizada, a transportadora envia um novo arquivo para o cliente, deixando-o ciente da conclusão do processo.
4. PREFAT
O embarcador faz uma auditoria nos fretes realizados e envia uma lista para a transportadora com todos os CTes que podem ser faturados e cobrados. Isso é feito por meio do arquivo PREFAT.
5. DOCCOB
Com base no documento enviado pelo embarcador, a transportadora gera no TMS uma fatura para cobrar todos os fretes que foram auditados e liberados. Depois que isso é feito, envia um arquivo DOCCOB que será lançado no sistema do cliente para a programação dos pagamentos pelos serviços de transporte