“Na área acadêmica com inserção política, a utilização do termo cidadania é lugar comum nas reflexões que tratam das questões educacionais, principalmente a partir do final dos anos 70, quando o país ressurge da Ditadura para um movimento amplo de luta pelos direitos, de afirmação dos direitos da cidadania para todos os brasileiros. (...)Mas o conceito de cidadania parece um conceito pouco elaborado entre nós. Não apenas por carência de reflexão, mas porque a própria questão da cidadania é, originalmente, uma questão alheia à constituição da sociedade brasileira pós-colonial, situação que teria se prolongado sob o fenômeno da exclusão dos “cidadãos” brasileiros de diversas instâncias da vida social.” Frigotto, Gardêncio e Ciavatta, Maria.Trabalho, Educação e Saúde,1(1):45-60,2003, p. 53.
O conceito de cidadania é ambíguo no contexto brasileiro. A partir dos estudos propostos nas aulas e da discussão realizada por Frigotto e Ciavatta (2003) sobre esse conceito, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as afirmações falsas.
( ) É um conceito utilizado dentro do campo acadêmico da esquerda, tendo no marxismo sua origem.
( ) A ambiguidade decorre, entre outras causas, do afastamento do ideário liberal pela elite brasileira quando da independência do Brasil, mesmo quando se afirma liberal, do caráter histórico da exclusão social no Brasil.
( ) Na história brasileira, o conceito de cidadania resultou da afirmação de um novo sistema político sem mudanças nas condições de vida da população.
( ) Apesar das desigualdades sociais, a cidadania supera as condições de miséria tendo em vista a afirmação dos direitos sociais na Constituição de 1988.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Acho que é letra d) fvvf
tá muito dificil
tá muito dificil
Perguntas interessantes
Ed. Física,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Física,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás