Pedagogia, perguntado por soarescrisangela, 8 meses atrás

Na Antropologia Física há a busca de compreender o desenvolvimento das civilizações humanas como expressões de diferentes estágios, o evolucionismo. Nesta lógica há que se considerar que se busca uma lei geral para definir as características básicas da evolução dos seres humanos e suas diferentes formas de organização ao longo do tempo. Muitos teóricos se destacaram na defesa desta tese. Um deles foi James Frazer (1854 a 1941). Para ele, com base em uma lei geral da organização das sociedades, se poderia distinguir a complexidade e superioridade de uma em relação a outra e assim considerar uma classificação geral.

Logo, as teses de Frazer, assim como, dos evolucionistas, tem que posicionamento em relação a diversidade de grupos humanos, suas características distintas? Assinale a alternativa correta.

Alternativa 1:
A diversidade é uma característica comum às sociedades humanas. Não podemos classificá-las em superiores ou inferiores. Elas apenas demonstram formas diferentes de organização devido às peculiaridades de suas necessidades.

Alternativa 2:
A cultura é fator determinante do evolucionismo na antropologia. Como cada civilização não pode ser avaliada como superior ou inferior, o estudo etnográfico leva a compreender os interesses de cada grupo conforme as suas escalas de valores.

Alternativa 3:
A Antropologia é o campo do 'não preconceito'. Não podemos ter qualquer imposição de classificação sobre os povos que observamos. No evolucionismo se destaca as habilidades e não se busca classificar ou impor uma eficiência de determinado grupo humano sobre os demais.

Alternativa 4:
Como no campo das ciências biológicas, os evolucionistas consideram que há estágios de aprimoramento dos grupos humanos. Civilizações mais complexas e menos complexas conforme o grau de organização e eficiência para o controle sobre a natureza, por exemplo.

Alternativa 5:
A expressão de cada grupo humano é apenas uma demonstração simbólica do que considera um valor importante para sua vida em sociedade. O interesse dos antropólogos evolucionistas está na descoberta destes símbolos e entender o que eles expressam dos valores sociais.


lanycoulte: Me ajudem por favor
Raffabordin: Preciso de ajuda nessa, alguém sabe

Soluções para a tarefa

Respondido por izabelabovi31
18

Resposta:

Marquei a letra A. Não tenho certeza se está é a resposta correta. Leitura da base da resposta na página 110.

Explicação:

Respondido por reinaldoricarte
3

A antropologia física de James Frazer era evolucionista (reconhecia os grupos humanos em estágios culturais evolutivos), portanto a resposta correta é a Alternativa 4.

A primeira corrente antropológica foi o Evolucionismo, corrente totalmente alinhada ao etnocentrismo (ponto de vista que reconhece a sua própria cultura superior, inferiorizando as demais). No caso da antropologia evolucionista o elemento central foi o eurocentrismo.

Era comum no evolucionismo estudos pseudocientíficos centralizados na anatomia humanas, como, por exemplo, para provar a aptidão do negro para trabalhos braçais.

Este tipo de antropologia justificou a colonização das potencias europeias no continente africano e asiático. No propósito de civilizar os povos ditos atrasados, os europeus colonizavam os territórios, extraiam suas riquezas e aumentavam o mercado consumidor de seus produtos.

Aqui você encontra mais explicações sobre o etnocentrismo

https://brainly.com.br/tarefa/30864327

Anexos:
Perguntas interessantes