→ Na Antiguidade, a Grécia não estava delimitada por fronteiras nem por uma instituição política atuante de forma homogênea em todo o território. Portanto, o conjunto de cidades independentes unificavam-se
a) por compartilhar o mesmo sistema político
b) por possuir o mesmo sistema de escrita e política
c) por compartilhar a mesma língua e religião
d) por obedecer a um único rei
e) por adorar o mesmo deus
Soluções para a tarefa
Resposta
oi povo do iesa
por compartilhar a mesma língua e religião
Explicação:
As principais cidades formadas na Hélade foram Atenas, Esparta e Tebas. Os povos que formaram essas cidades vieram de migrações do Norte da Europa e eram chamados de povos indo-europeus. Os principais povos indo-europeus eram: aqueus, dórios, jônios e eólios. Cada cidade possuía características próprias, desde a forma de governo até o padrão militar. O que as unificava eram os aspectos culturais, como a língua, cujo alfabeto foi desenvolvido no Período Arcaico.
A partir de 500 a.C., teve início o Período Clássico, caracterizado por ser a fase do desenvolvimento do sistema filosófico de Sócrates, Platão e Aristóteles; do teatro, com grandes dramaturgos, como Eurípedes, Sófocles e Aristófanes; das chamadas Guerras Médicas, ou Guerras Greco-Persas, travadas contra os persas; e da rivalidade entre Atenas e Esparta com a formação das Ligas do Peloponeso e de Delos, cujo desfecho foi a Guerra do Peloponeso.
Esse último evento, terminado em 338 a.C., ocasionou a hegemonia da Macedônia sobre as cidades gregas, hegemonia essa que se transformou em um império comandado por Alexandre, o Grande. O império de Alexandre ocupou uma vasta extensão, indo do sul da Europa à Índia, e levando consigo as bases da cultura grega. A expansão da cultura grega pelo mundo ficou conhecida como helenismo. O Período Helenístico foi o último período da Grécia Antiga e ocorreu de 338 a 146 a.C., época em que a civilização romana começou a se tornar hegemônica.