na anomalia por acondroplastia, o fenotipo condicionado pelo alelo dominante e caracterizado por membros (braços e pernas)muito pequenos em reçao ao tronco e a cabeça, de ramanho normais. Em uma cidade com alta porcentagem de individuos com. acondroplastia, observou-se que a descendência de casais em que os individuos sao heterozigoticos sempre resultava na proporçao de dois filhos com a anomalia para um de fenotipo normal (2:1).por que a proporçao fenotipica observada nao é a esperada, de acordo com a primeira lei de Mendel(3:1)?
Soluções para a tarefa
Na acondroplasia, os homozigotos dominantes morrem porque AA é um gene letal.
Vamos entender melhor.
Alelos letais
São alelos que quando expressos em forma única ou em dupla, ocasionam a morte do indivíduo. Portanto, há uma alteração na proporção fenotípica de um cruzamento.
No homem, a acondroplasia, que é uma anomalia caracterizada pelo baixo tamanho dos membros superiores e inferiores em relação ao tronco do corpo, há a presença de genes letais.
A acondroplasia é uma anomalia de caráter autossômica dominante, sendo necessária a presença apenas do alelo dominante para sua manifestação. Indivíduos homozigotos recessivos não são afetados.
No entanto, o alelo dominante, quando em homozigose, é um gene letal.
Dessa forma, num cruzamento heterozigótico (Aa x Aa), seria esperada a proporção fenotípica de 3:1
- AA, Aa e Aa = Afetados (3/4)
- aa = não afetados (1/4)
Mas como AA é um gene letal, então há uma alteração na proporção mendeliana, sendo 2:1.
Aprenda mais sobre Alelos e Genes Letais em: brainly.com.br/tarefa/21941988
#SPJ2