História, perguntado por pppablofilho23, 9 meses atrás

Na América Portuguesa costumava-se dizer que os escravos precisavam de três P. Explique o significado dessa frase.

Soluções para a tarefa

Respondido por albericoneto302040
1

Resposta:

Presente em diversas civilizações ao longo da história, a escravidão é uma das modalidades mais antigas de exploração do homem pelo homem. No Egito dos faraós, na Grécia Clássica ou no Império Romano, boa parte das atividades produtivas era desenvolvida através do uso de escravos, normalmente obtidos a partir da detenção de inimigos de guerra. Com o passar dos anos, o trabalho escravo pôde ser observado em tantas outras sociedades, adquirindo características específicas de seu tempo.

Tendo chegado à Idade Moderna, a escravidão se caracterizou como a base da economia de muitas regiões. No continente africano, principal fornecedor de escravos do período, aprisionar os inimigos derrotados e explorá-los no cativeiro era prática amplamente utilizada pelas tribos vitoriosas em conflitos locais. A partir de então, muitos desses cativos eram vendidos a comerciantes estrangeiros, sobretudo europeus, gerando um lucrativo tráfico de escravos entre a África e o resto do mundo.

Com a expansão marítima portuguesa e a colonização lusitana sobre o litoral africano, boa parte desse vantajoso comércio de mão de obra escrava passou a ser controlado por negociantes portugueses. Levados sob péssimas condições nos porões dos “navios negreiros”, estes escravos tinham como principal destino as colônias europeias, notadamente aquelas de domínio português, e em que destaque o Brasil.

Explicação:

Respondido por jastrowflaviano
1

Resposta:

No Brasil costumam dizer que para um escravo são necessários três pês, a saber: pão, pau e pano.

Explicação:

Posto que comecem mal, principiando pelo castigo, que é  o pau; contudo provera a Deus, que tão abundante fosse o comer e o vestir, como muitas vezes é o castigo, dado por qualquer cousa pouco provada ou levantada ; e com instrumentos de muito rigor, ainda quando os crimes são certos; de que não se usa nem com os brutos animais, fazendo algum senhor mais caso de um cavalo, que de meia dúzia de escravos; pois o cavalo é servido, e tem quem lhe busque capim, tem pano para o suor e freio dourado.

.

.

.

.

.

Espero ter ajudado ❤

Perguntas interessantes