Na Amazônia os povos tradicionais não indígenas possuem um modo de vida baseado na atividade extrativista, vivendo grande parte nas margens de rios, igarapés, várzeas e lagos. São povos que aprenderam por meio do uso dos recursos naturais e das relações sociais a conviver com o rio, a floresta, fazendo destes, elementos de representações de sua própria vida, as identidades coletivas. O ribeirinho também está inserido entre os povos tradicionais da Amazônia, cujo termo refere-se àquele que anda pelos rios.
Como é o tipo de casa mais comum entre os ribeirinhos?
Assinale a alternativa correta.
A)
Mocambo.
B)
Palafita.
C)
Tapera.
D)
Cafofo.
E)
Alagadiço.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
Resposta Letra B
Explicação:
A variação dos níveis dos rios pode chegar aos 20 metros entre a cheia e a seca. Assim a margem é um conceito fugidio na região. Imensas áreas são alagadas e em muitas regiões fica difícil encontrar terra firme. As casas devem se adaptar a esta situação complexa. Metade do ano ela fica em terra firme e a outra metade sobre as águas.
A tipologia adotada é a palafita, cujo piso de acesso fica em geral três a quatro metros sobre o terreno natural. Esta altura varia conforme o nível da maior cheia registrada na região.
Respondido por
8
Resposta:
Letra B palafita
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás