Na Amazônia, os indígenas recolhiam as famosas drogas do sertão, realizavam as pescarias, produziam alimentos nas roças, essências medicinais, peças de artesanatos, construíam as igrejas e residências dos missionários, construíam e remavam as canoas etc. Em troca de seu trabalho, recebiam uma mísera quantia de pano por mês ou apenas a alimentação, que era péssima.
SANTOS, C. M. Amazônia: conquista e desequilibrio do ecossistema. Brasilia: Thesaurus, 1998 (adaptado).
No periodo colonial brasileiro, a exploração econômica descrita foi fundamental para que os portugueses conseguissem
(A) expandir a lavoura de cana-de-açúcar.
(B) trazer os escravos do continente africano.
C desenvolver a criação de gado bovino.
(D) ocupar a floresta da Região Norte.
#ProvaENCCEJA2017
Soluções para a tarefa
No periodo colonial brasileiro, a exploração econômica descrita foi fundamental para que os portugueses conseguissem o que está apontado na letra D) ocupar a floresta da Região Norte.
É sabido que os portugueses, durante o processo de exploração do território brasileiro, exploraram também a mão de obra indígena nesse processo, e a partir dela, conseguiram obter diversos benefícios.
O indígenas eram responsáveis pela criação de diversos materiais, produtos e estabelecimentos, e em troca, recebiam alguns poucos produtos dos portugueses.
Essa exploração da mão de obra indígena, no que diz respeito à região Norte do Brasil, possibilitou que os portugueses pudessem adentrar a floresta da região, para explorar ainda mais recursos naturais.
Veja mais sobre a exploração da mão de obra indígena em:
https://brainly.com.br/tarefa/8658166