Na Alemanha, no século XVI, o monge agostiniano Martinho Lutero levantou-se contra os abusos cometidos pelo papado de Roma, desencadeando um movimento que ficou conhecido por Reforma Protestante.Sobre esse movimento, é INCORRETO afirmar que:
a) o movimento da Reforma teve os seus objetivos defendidos, ampliando o poder da burguesia contra a ideologia senhorial.
b) as idéias veiculadas na Europa, no contexto do século XVI, significaram uma brecha importante na estrutura política feudal.
c) a disseminação dos ideais reformadores no seio da população possibilitou a vitória do nacionalismo contra o poder do papado.
d) a revolta dos camponeses contra a cobiça dos grandes senhores feudais pelos bens da Igreja contou com o apoio de Lutero.
Soluções para a tarefa
É incorreto aquilo afirmado em D, é correta a alternativa D.
Lutero não defendia a revolta camponesa, em nenhuma circunstância, e nem houve um amplo processo conduzido por camponeses contra a nobreza, neste período, motivado pela questão do confisco dos bens da Igreja. As disputas entre as duas classes se davam muito mais por razões políticas e econômicas que por divergências religiosas.
As demais afirmativas são verdadeiras: a Reforma foi defendida por grande parte da burguesia, que tinha os seus interesses prejudicados pela Igreja Católica, ajudaram a desarticular o feudalismo na medida em que reduziram os poderes da nobreza e reduziram também o poder político do papa.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/6285345
Resposta:resposta correta letra D
Explicação: