Na alegoria da caverna, Platão apresenta prisioneiros dentro de uma caverna com pouca luz, que observam sombras na parede e pensam que essas sombras são coisas reais. Quando um deles se liberta, ele sai da caverna e vê as coisas reais que existem no mundo exterior. Que ideia Platão pretende defender com essa alegoria? Com essa alegoria, Platão pretende defender a ideia de que: (a) devemos ter compaixão com os presos em geral, pois eles só conseguem enxergar sombras do real. (b) a reclusão não é o melhor modo de lidar com os criminosos, pois eles sempre desejarão evitar as sombras, tentando fugir da prisão. (c) o melhor modo de obrigar um criminoso a refletir sobre seus crimes, representados pelas sombras, é aprisioná-lo. (d) as opiniões do senso comum, representadas pelas sombras, são enganosas, e que devemos questioná-las se quisermos atingir a sabedoria. (e) devemos nos limitar às aparências, representadas pelas sombras, se quisermos viver em harmonia com nossos concidadãos.
Jobeson:
D obviamente
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
D)as opiniões do senso comum, representadas pelas sombras, são enganosas, e que devemos questioná-las se quisermos atingir a sabedoria.
Explicação:
O senso comum em muito explica a nossa visão sobre o mundo, a sociedade e os problemas de ambos.
O que é banal para um individuo não é para outro e vice versa, logo, são os nossos olhos e pensamentos moldados na socialização que vão julgar e "carimbar" o que vemos. Nada disso é científico trata-se de sabedoria popular, mais conhecida por senso-comum, algo que não é imparcial nem passível de ser provado, por isso devemos sempre perceber a origem das coisas, pensar nas nossas decisões...
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás