Na abertura da terceira unidade do material didático desta disciplina, Mariano (2020) provoca o/a leitor/a (você, assistente social em formação) a pensar sobre a mediação existente entre cada ser humano e o que ele observa, interpreta, reconhece e modifica no mundo como um todo e na realidade social de maneira mais específica. Para o autor, essa mediação é exercida pelo conhecimento.
Hoje, este é mais do que um dos elementos necessários, ele é o próprio produto dessa nova sociedade que irrompe, em uma, impressionante, velocidade criativa. Contudo, e de igual maneira, também, surgem significativos problemas advindos da condição estruturante dessa sociedade, que se organiza em redes e sistemas de novas tecnologias que, por sua vez, encontra, na informação (por exemplo, nas notícias), a sua matéria prima e, assim, forma uma complexa rede que, paradoxalmente, quando atingida, pode gerar problemas de magnitudes nunca antes ocorridas, como as fake news (MARIANO, 2020, p. 107).
Dentre outros aspectos, o autor apresenta uma reflexão sobre como notícias falsas podem gerar interpretações distorcidas da realidade e social, o que influenciaria tanto a formação de percepções e opiniões quanto aspectos mais concretos, como políticas públicas, decisões eleitorais e estigmatização de grupos especificos, por exemplo.
MARIANO. Rubem A. Filosofia. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. 240 p.
Acerca do exposto pelo autor sobre as fake news, analise as afirmações a seguir, bem com a relação proposta entre elas:
I – As notícias sobre a recorrência de fake news têm contribuído para compreendermos a relevância da Filosofia enquanto forma de conhecimento pautada pela reflexão crítica e focada na realidade dos fatos.
Por que
II – Fake news constituem um problema à sociedade pelo fato de que na atualidade as notícias são disseminadas muito rapidamente, inclusive as falsas, parciais ou que não foram checadas.
É correto afirmar que:
alternativa 1.
Soluções para a tarefa
Notícias evidenciando a recorrência de fake news, de fato, contribuem para a compreensão sobre a relevância da Filosofia. Ambas as assertivas são corretas, mas a II não justifica a I.
Fake News e Filosofia
As fake news representam a disseminação de notícias falsas, as quais são compreendidas como mecanismos que envolvem informações falsas, parciais ou não checadas, aumentando o grau de alarme das pessoas.
No entanto, um conhecimento que se destaca no processo, diz respeito ao conhecimento filosófico, o qual é pautado na racionalidade crítica, assim como interpretação e verificação dos fatos.
Mais sobre fake news e filosofia: brainly.com.br/tarefa/26898022
#SPJ1
Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação: alternativa II