músicas que os alemães trouxeram para o Rio grande do Sul
Soluções para a tarefa
Resposta:
tem esse
Música folclórica alemã, também conhecida como bandinha alema é o termo usado para se referir à música folclórica dos imigrantes alemães.
Junto com a Música nativista e a Tchê music é um ritmo de música popular na Região Sul do Brasil. Atualmente, vem ganhando grande apoio popular e deixando suas raízes "folk" um tanto de lado, não tendo mais muita ligação atualmente com a música folclórica da Alemanha.
As bandas podem cantar em português, alemão ou até mesmo mesclar os dois idiomas numa mesma música.
Explicação:
e esse
O povo alemão é conhecido pela sua alegria e receptividade. No Brasil, vários eventos são realizados para reviver as tradições germânicas. Assim que chagaram ao país, os imigrantes já encontraram maneiras criativas de se entreter. Ainda que não houvesse tantos aparatos para isso, as festas eram autênticas e sem exageros. A diversão ficava por conta das danças.
O baile começava com a “polonese”, tradicional dança da quadrilha alemã, que faz parte da cerimônia de abertura. Depois, eles seguiam com valsas, marchas e polcas. Para finalizar a festa, os colonos dançavam o “kehraus”, ou seja, a dança final. O amor à música era traduzido também nas tradicionais bandinhas alemãs. Pais e filhos que tocavam algum instrumento formavam pequenos conjuntos musicais, compostos em geral por bandoneon, violino e flauta. Eles animavam as festas de aniversário, batizados e casamentos.
Ao longo dos anos, as festividades foram crescendo e se consolidando no Rio Grande do Sul. A Oktoberfest, por exemplo, é uma festa alemã muito popular no Estado. Festejada nas cidades gaúchas de Santa Cruz do Sul, Igrejinha, Maratá, Santa Rosa, Frederico Westphalen, entre outras. Oktoberfest é um festival de cerveja e uma feira de produtos e diversões, que ocorre durante o mês de outubro. Daí a justificativa do nome Oktoberfest (em alemão, “Oktober” significa outubro, e “Fest”, festa ou festival). Além da Oktoberfest, acontece no RS o Festival do Chucrute. Realizado anualmente na cidade de Estrela. No evento ocorrem encontros e dois bailes típicos, com música, dança e gastronomia germânica. Santa Maria do Herval sedia a Katoffelfest, tradicional festa da batata. Os visitantes podem conferir shows musicais e culturais, gastronomia típica alemã e també estandes comerciais.
Oktoberfest
Oktoberfest
No mês de abril, a cidade de Estância Velha é palco do Festival Nacional do Kerb. Entre as atrações dos cinco dias de festa estão: almoços típicos, bailes, gincanas, desfiles, fogos de artifício, apresentações culturais, chope em metro e, claro, festivais de bandas.
Poço das Antas entra no ritmo de Kerb no mês de janeiro, com a realização do Kerbfest, reunindo cerca de 10 mil pessoas por edição.
Em Feliz, acontece o Festival Nacional do Chopp. O grande diferencial desse evento é a quantidade de bebida que os “tomadores de chopp” conseguem ingerir. Ao contrário das demais festas do gênero, no festival os “bebedores” compram o ingresso na entrada e bebem de graça a noite inteira.
Por último, mas não menos importante, tem a Kuchenfest de Rolante. Por causa do evento, a cidade ficou conhecida, a partir de 1997, como a capital nacional da cuca.