Música africana
A música e a dança eram o consolo dos negros no meio da opressão e dos sofrimentos em que viviam. Nas raras horas de folga à noite nas senzalas, cantavam e dançavam, lembrando a prátia distante.
A música brasileira foi fortemente influenciada pelos ritmos africanos, como é o caso do samba, coco, jongo, carimbó, lambada, e o maxixe. Muitos folguedos de rua até hoje brincados no país também têm origem africana. É o caso da congada, as festas de coração dos "reis de Cravo Violão 37 Congo" e o maracatu.
A capoeira, introduzida no Brasil pelos negros de Angola também é uma dança, mas ao mesmo tempo é um jogo, uma luta. Foi o meio que garantiu a sobrevivência do negro liberto. O berimbau é o principal instrumento dessa dança.
a) Como nasceu a música popular brasileira?
b) Escreva sobre a música indígena.
c) Que músicas trouxeram os portugueses ao chegarem ao Brasil, a partir de 1500?
d) Escreva um ritmo brasileiro, fortemente influenciado pelos ritmos africanos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A Música Popular Brasileira, conhecida como MPB, surgiu durante a Ditadura Militar no Brasil, na década de 60, e como uma nova opção de estilo musical, logo após a Bossa Nova. A MPB reflete a reunião de ritmos e movimentos musicais já presentes no país, trazendo um novo conceito de “música nacional”.
b) A maioria dos povos indígenas associa sua música ao universo transcendente e mágico, sendo empregada em todos os rituais religiosos. A música indígena é ligada desde suas origens imemoriais a mitos fundadores e usada com finalidades de socialização, culto, ligação com os ancestrais, exorcismo, magia e cura.
c) Temos a viola,a sonfona, o triângulo, e até o pandeiro, inicialmente desprovido de couro, que os povos libericos conheceram quando suas terras foram sucessivamente invadidas pelos romanos e pelos árabes. O berimba- de - boca, de origem européia, também chegou Brasil pelas caravelas lusitanas.
d) No século XIX, os escravos se reuniam para manter suas tradições, mostrar resistência cultural, e fazer o samba de roda. No Rio de Janeiro, o batuque dos negros foi misturado a outros gêneros musicais e, no começo do século XX, nasceu um dos símbolos da cultura brasileira: o samba carioca, com seu repique africano.
No século XIX, os escravos se reuniam para manter suas tradições, mostrar resistência cultural, e fazer o samba de roda. No Rio de Janeiro, o batuque dos negros foi misturado a outros gêneros musicais e, no começo do século XX, nasceu um dos símbolos da cultura brasileira: o samba carioca, com seu repique africano.Para o pesquisador Paulo Costa Lima esse é um exemplo de encontro de ritmos, de civilizações: “Esse repique é que vai permitir o rebolado, a participação do corpo. Nós ouvimos a música e nos sentimos parte dela. A rítmica africana entra em uma estrutura que tem melodia, harmonia europeia e distorce, dá um repuxo necessário ao frevo. Então é dessas negociações entre África, Brasil e Europa, gerando o Brasil, que a gente está falando”.
Explicação:
espero ter ajudado