Músculos artificiais são dispositivos feitos com plásticos inteligentes que respondem a uma corrente elétrica com um movimento mecânico. A oxidação e redução de um polímero condutor criam cargas positivas e/ou negativas no material, que são compensadas com a inserção ou expulsão de cátions ou ânions. Por exemplo, na figura os filmes escuros são de polipirrol e o filme branco é de um eletrólito polimérico contendo um sal inorgânico. Quando o polipirrol sofre oxidação, há a inserção de ânions para compensar a carga positiva no polímero e o filme se expande. Na outra face do dispositivo o filme de polipirrol sofre redução, expulsando ânions, e o filme se contrai. Pela montagem, em sanduíche, o sistema todo se movimenta de forma harmônica, conforme mostrado na figura. A camada central de eletrólito polimérico é importante porque A) absorve a irradiação de partículas carregadas, emitidas pelo aquecimento elétrico dos filmes de polipi
Soluções para a tarefa
Alternativa (B)
O objetivo de criar músculos e tecidos que possam repor os do corpo humano, representam grandes avanços na ciência. Esses músculos são dispositivos feitos de plásticos e respondem a estímulos elétricos, igual um músculo, conforme mencionado no texto.
É necessário fazer tudo trabalhar de forma harmônica, igual é o funcionamento do corpo humano.
Essa camada de material polimérico permitirá a difusão dos íons
Espero ter ajudado, Bons estudos!
Resposta:
Correta: (B) permite a difusão dos íons promovida pela aplicação de diferença de potencial, fechando o circuito elétrico.
Explicação:
Na presença de corrente elétrica, os íons se movimentam livremente pela camada central de eletrólito polimérico distribuindo-se uniformemente nela a favor de um gradiente de concentração, ou seja, de uma região muito concentrada para pouco concentrada. Trata-se da difusão dos íons promovida pela aplicação de diferença de potencial, fechando o circuito elétrico.