Música, perguntado por karinaoliveira3234, 7 meses atrás

MUS
Dis
Série 02
"Todos tempos ao mesmo tempo"
Note que há duas pessoas de gerações diferentes. As marcas do tempo estão presentes no
corpo dessas pessoas (na cor do cabelo, por exemplo). Um objeto esferico transparente com linhas,
pontos e formas geométricas desenhados em sua superfície ocupa o centro da imagem e envolve o
rosto das pessoas retratadas.
Essa fotografia oferece elementos para investigarmos as ideias do compositor alemão Hans-
Joachim Koellreutter(1915-2005).
Em suas mãos e nas do pianista, intérprete e compositor Sérgio Villafranca, está a partitura de
Acronon (1978-1979), que remete a cronos (palavra grega que indica tempo). Com o prefixo a , a palavra
ganha o sentido de suspensão do tempo medido, um tempo que está além, que transcende a medição nos
parâmetros humanos (ano, mês semana, dia, hora, minuto etc.). A forma circular e transparente da partitura
reafirma essa ideia de um tempo que flui, que não está fixado em uma marca especifica.
Os símbolos na esfera estão livres das fórmulas de compasso, claves, pentagramas e demais elementos
rítmicos e melódicos da partitura convencional.
Koellreutter via a música, assim como as diferentes linguagens artísticas, como algo ligado ao
mundo, sem uma separação entre vida e arte. A partitura de Acronon tinha a forma esférica (lembrando o
planeta Terra) e era transparente.
Podemos situar no século XX o principal periodo no qual grandes mudanças começaram a
ocorrer, cada vez mais rapidamente. Para entendê-las, vamos investigar o que estava ocorrendo no
período anterior, o Romantismo.
Ao ouvirmos a obra de compositores e pianistas como o francês Frédéric Chopin (1810-1849) e o
alemão Robert Schumann (1810-1856), por exemplo, percebemos a importância que há, para o Romantismo
de modo geral, na subjetividade, isto é, naquilo que habita o interior do individuo.
Reside justamente nessa característica do Romantismo um dos principais pontos de ruptura em
relação à criação musical do século XX, que se volta para as novas realidades do mundo (como o
processo de industrialização), para o exterior do indivíduo. Emerge um novo entendimento do tempo e
do espaço na vida e na música. O mundo do século XX, novo e dinâmico, impulsionou o surgimento de
representações musicais mais adequadas às novas percepções da realidade. Podemos ter um breve
panorama desse contexto por meio dos trabalhos de alguns dos principais compositores da música
moderna.​

Anexos:

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Respondido por voidcot
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