muro de Berlim sua construção e sua queda
Soluções para a tarefa
O Muro de Berlim foi uma estrutura construída em 1961 que rodeava os limites de Berlim Ocidental, capital da Alemanha Ocidental.
Esse muro foi um dos grandes símbolos da Guerra Fria e foi construído por decisão das autoridades da Alemanha Oriental e da União Soviética.
Muro de Berlim existiu ao longo de quase três décadas e foi responsável por conter o fluxo de pessoas que se mudavam da Alemanha Oriental para a Alemanha Ocidental. construção do Muro de Berlim está relacionada com a fuga de população da Alemanha Oriental para a Alemanha Ocidental durante toda a década de 1950 e começo da de 1960.
A disputa na Guerra Fria refletia-se diretamente em uma competição entre as duas Alemanhas, embora a vantagem da Alemanha Ocidental fosse notória.
Essa recebeu pesados investimentos dos Estados Unidos via Plano Marshall, e, por isso, su0a economia prosperou rapidamente.
A repressão imposta na Alemanha Oriental era coordenada pela polícia secreta, a Stasi, que tinha milhares de informantes espalhados pelo território da RFA. Esses fatores levaram a um enorme êxodo populacional na Alemanha Oriental, e, de 1948 a 1961, 2,7 milhões de pessoas mudaram-se da Alemanha Oriental para Alemanha Ocidental, segundo levantamento do sociólogo e jornalista Jayme Brener.|1|
situação era emergencial para a Alemanha Oriental, pois a perda de mão de obra, sobretudo da mão de obra qualificada, representava um risco para o desenvolvimento econômico do país.
Essa fuga de população ficou conhecida entre as autoridades da RDA como Republikflucht, e o uso da Stasi não foi suficiente para conter a situação.
Foi essa polícia que sugeriu o fechamento físico das fronteiras como a única maneira eficaz de reduzir a fuga de cidadãos.A queda do Muro de Berlim foi resultado da crise política e econômica que atingiu a Alemanha Oriental na década de 1980.
Essa crise na RDA acabou motivando protestos contra a situação do país, e esses incluíam manifestações contra o autoritarismo e a falta de liberdade que o marcavam.
insatisfação com a situação da Alemanha Oriental levou milhares de cidadãos daquele país a procurarem refúgio em outras nações, e essa situação ganhou força quando a Hungria decretou a abertura de suas fronteiras com o Ocidente, em 1989.
O porta-voz do governo, Günther Schabowski, por sua vez, anunciou que a lei entrava em vigor imediatamente, quando, na verdade, ela só teria validade se aprovada no Parlamento.
aglomeração de pessoas acabou colocando o governo da Alemanha Oriental em uma situação delicada, e, assim, as fronteiras foram liberadas e as pessoas autorizadas a irem a Berlim Ocidental.