município de Birigui principais características (econômicas,culturais,sociais,ambientais)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Topônimo
"Birigui" é um nome de origem tupi e refere-se a um tipo de mosquito comum na região[7]. Provém do vocábulo tupi mberu'wi, que significa "mosca pequena"[8].
História
Toda a região oeste do atual estado de São Paulo era território tradicional dos índios caingangues até o início do século XX, quando foram construídas estradas de ferro na região ligando o Mato Grosso a São Paulo. A cidade cresceu a partir da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Foi fundada em 7 de dezembro de 1911 por Nicolau da Silva Nunes.
Geografia
Localiza-se a uma latitude 21º17'19" sul e a uma longitude 50º20'24" oeste, estando a uma altitude de 450 metros.
Possui uma área de 530,651 km².
Clima: subtropical úmido, com máximas de 36 graus centígrados e mínimas de zero grau centígrado.
Precipitação Pluviométrica: Chuvas de janeiro a dezembro em torno de 2 300 mm/ano.
Relevo: Planalto arenítico basáltico, com colinas suavemente onduladas.
Economia
É conhecida como a Capital Latina do Calçado Infantil por ser o maior polo industrial da América Latina especializado neste segmento.
Conta com 459 indústrias de calçados e teve faturamento estimado no ano de 2006 de mais de 800 000 000 de reais, tendo produzido cerca de 57 000 000 de pares. Cerca de 85 por cento de sua produção é direcionada ao público infantil. Do total, 11,7% foram exportados em 2006, atingindo mais de setenta países. As indústrias de Birigui empregam em torno de 18 000 trabalhadores, mais de sessenta por cento dos empregos oferecidos na cidade.
Outras atividades produtivas da cidade são dos setores moveleiro, metalúrgico, têxtil (confecções), papel (cartonagens), químico e gráfico e atraem mão de obra das cidades vizinhas. A cultura da cana-de-açúcar também é forte na região, com aumento significativo de atividades no ano de 2007. A intensa concentração de usinas e canaviais na região já indica uma mudança no cenário econômico.
INFRAESTRUTURA
Comunicações
A cidade era atendida pela Cia. Telefônica Rio Preto, administrada pela Companhia Telefônica Brasileira (CTB), que inaugurou no início de 1973 a central telefônica utilizada até os dias atuais. Em junho de 1973[10] passou a ser atendida pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP), que em 1998 foi privatizada e vendida para a Telefônica[11], sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo[12] para suas operações de telefonia fixa.