mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal, em Angola, em Moçambique
em outros países.
No calendário liturgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-
se do santo padroeiro dos trabalhadores.
O dia 1 de Maio é o dia em que pessoas de todo o mundo comemoramo
trabalho, ou melhor, comemoram os direitos que os trabalhadores
conquistara/dia-do-trabalho
1- VOCÊ CONHECE OS DIREITOS E OS DEVERES DE UM TRABALHADOR? PESQUISE AO MENOS TRES
DEVERES E TRÈS DIREITOS DE UM TRABALHADOR E ANOTE ABAIXO.
DIREITOS
DEVERES
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) garante uma relação equilibrada entre o empregador e o empregado. Com o passar do tempo ela passou por algumas mudanças a fim de se adaptar às novas realidades do mercado de trabalho. Assim, ambas as partes trazem obrigações e a partir do momento em que a empresa faz uma contratação, ela deve seguir os direitos e deveres do empregador CLT.
O não cumprimento dessas obrigações pode acarretar em processos trabalhistas e problemas com o Ministério do Trabalho. Eventuais multas também podem afetar negativamente o orçamento da empresa, por isso, conhecer o que consta na CLT é muito importante para um profissional dos Recursos Humanos.
Neste artigo vamos mostrar alguns dos principais direitos e deveres do empregador em um contrato de trabalho via CLT. Confira!
Contratar os colaboradores de maneira legal
Para que o vínculo empregatício seja válido é necessário que o funcionário seja registrado. A assinatura da carteira de trabalho e de um contrato, em que estão descritas as suas funções e todas as condições da atividade do funcionário, são uma garantia de que todos os direitos trabalhistas serão cumpridos. Vale ressaltar que a carteira de trabalho deve ser assinada em até 48 horas após a admissão.
Pagar os salários até o quinto dia útil de cada mês
O pagamento do salário em atraso causa uma grande insatisfação do colaborador com a empresa. Por isso, ele deve ser realizado até o quinto dia útil do mês subsequente ao que foi trabalhado. O trabalhador também deve adquirir um recibo para comprovar que o pagamento foi realizado, que é chamado de holerite.
Pagar os benefícios trabalhistas
Alguns benefícios são obrigatórios, como férias, um terço das férias, vale-transporte (a empresa pode descontar até 6% do valor do benefício), 13º salário, FGTS, adicional noturno e hora extra. Existem ainda os opcionais como plano de saúde, vale-refeição e auxílio-creche, em que o empregador decide o que pode oferecer ou não.
Vale ressaltar que ter uma lista de benefícios atrativa é uma maneira de reter talentos, diminuir a rotatividade e aumentar a satisfação dos funcionários.
Pagar os encargos e impostos referentes ao contrato de trabalho
Nesse caso, o dever do empregador é para com o governo. Na lista de encargos e impostos vinculados à folha de pagamento que são obrigatórios estão:
INSS (Previdência Social);
RAT (Risco Ambiental de Trabalho – custeio de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais);
FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
IRRF (Imposto de renda retido da fonte);
Salário Educação;
Sistema S;
Salário Família.
Fornecer o repouso semanal e o intervalo adequado entre as jornadas