"Mulheres sofreram impactos sociais e econômicos negativos em maior medida do que os homens, devido à pandemia de Covid-19. A pesquisa aponta que as mulheres tiveram taxas mais altas de perda de emprego (26% das mulheres em comparação com 20% dos homens), abandono escolar (mulheres foram 1,21 vezes mais propensas a deixar o ensino) e aumento da violência com base na percepção de gênero (mulheres foram 1,23 vezes mais propensas a relatar um aumento do que os homens). (...) Mulheres em todas as regiões estiveram mais propensas do que os homens a relatar a renúncia ao emprego remunerado para cuidar de outras pessoas. Neste caso, a disparidade foi aumentando ao longo do tempo – em março de 2020, a proporção entre mulheres e homens era de 1,8, mas em setembro de 2021 aumentou para quase 2,4. Mais da metade dos entrevistados relatou um aumento na carga de trabalho não remunerado, como trabalho doméstico e cuidar de outras pessoas durante a pandemia. Segundo o estudo, as mulheres foram significativamente mais propensas a relatar esses aumento de funções em todas as regiões, exceto no Norte da África e no Oriente Médio. As maiores diferenças de gênero foram observadas em países de alta renda, indicando que mulheres foram 1,10 vezes mais propensas a cuidar de outras pessoas, e na Europa Central e Oriental e na Ásia Central, onde as mulheres eram 1,22 vezes mais propensas a informar aumento no trabalho doméstico".
Disponível em: . Acesso em 05 mar. 2022.
2. Com base na interpretação do trecho acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina de Sociologia, Filosofia e Ética, elabore o seu texto argumentativo dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
a) Com o que se descreve no texto, argumente sobre o que é desigualdade de gênero e as formas com que elas surgem dentro da sociedade.
b) Além dessa perspectiva, argumente como uma organização pode diminuir a desigualdade de gênero dentro de suas dependências, ou seja, que estratégias podem ser utilizadas?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A desigualdade de gênero representa as diferenças de poder que existem entre homens e mulheres. Nessa dimensão da realidade, vale destacar que as mulheres (que são historicamente menos beneficiadas) buscam por igualdade salarial, igualdade educacional e igualdade de ideias (na política).
A importância da diversidade organizacional
A diversidade organizacional é importante para a diminuição da desigualdade de gênero que existe na sociedade. Desse modo, as organizações podem equilibrar a balança de poder entre homens e mulheres.
Aprenda mais sobre o tema desigualdade de gênero em:
https://brainly.com.br/tarefa/13388424
Seja a mudança que você quer ver no mundo. :)
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Informática,
4 meses atrás
Física,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás