Artes, perguntado por pcaua6454, 6 meses atrás

Mulheres de Atenas (ver quadro), é uma música de autoria de Chico Buarque, e trata das relações femininas em uma civilização extremamente machista. "Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas. Vivem pros seus maridos. Orgulho e raça de Atenas. Quando amadas se perfumam, se banham com leite, se arrumam. Suas melenas. Quando fustigadas não choram, se ajoelham, pedem, imploram mais duras penas, cadenas. Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas. Sofrem pros seus maridos. Poder e força de Atenas. Quando eles embarcam soldados elas tecem longos bordados. Mil quarentenas. E quando eles voltam, sedentos, querem arrancar, violentos, carícias plenas, obscenas. Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas. Despem-se pros maridos. Bravos guerreiros de Atenas. Quando eles se entopem de vinho costumam buscar um carinho fe outras falenas, mas no fim da noite, aos pedaços, quase sempre voltam pros braços de suas pequenas, Helenas. Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas. Geram pros seus maridos os novos filhos de Atenas. Elas não têm gosto ou vontade, nem defeito, nem qualidade. Têm medo apenas. Não tem sonhos, só tem presságios. O seu homem, mares, naufrágios, lindas sirenas, morenas. Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas. Temem por seus maridos, heróis e amantes de Atenas. As jovens viúvas marcadas e as gestantes abandonadas, não fazem cenas. Vestem-se de negro, se encolhem, se conformam e se recolhem as suas novenas serenas. Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas. Secam por seus maridos orgulho e raça de Atenas". Baseado na música de Chico Buarque, qual era a relação do teatro na Grécia Antiga com a situação da mulher?



Havia uma divindade especial na Grécia, Atenas, a quem era oferecido o vinho, a festa e o teatro. Diz a lenda que um dia, Tépis estava descansando numa beira de estrada quando viu uma cabra comendo umas frutinhas redondas. Dali a pouco a cabra começou a pular e a berrar feito uma doida. Téspis experimentou e comemorou em homenagem à Deusa Atena, daí surge o teatro e sua relação com a mulher.

As mulheres passavam por um processo de Catarse, que a é palavra que faz alusão à Aristóteles na Arte Poética quando trata dos efeitos da tragédia. A catarse, enquanto purificação de emoções, obriga-nos a colocar o problema, sempre muito discutido, mas nunca de todo esclarecido. E como as mulheres eram mais suscetíveis a isso, só podiam assistir à tragédia.

Para honrar os deuses, "em cujas mãos impiedosas estão o céu e o inferno", o povo reunia-se no grande semicírculo do teatro. Com cantos ritmados, o coro rodeava a orchestra: "Vem, ó Musa, unir-se ao coro sagrado! Deixa nosso cântico agradar-te e vê a multidão aqui sentada!" Estes hinos em forma de verso são de As Rãs, de Aristófanes. Em função disso as mulheres só podiam assistir às comédias.

Apesar de toda a estrutura de pensamento e filosofia, o que caracterizava um alto grau intelectual na Grécia, a tragédia era considerada conveniente, pelos homens com postura socialmente machista, para as mulheres assistirem, já que na maioria dos casos, não interferia em nada em seus comportamentos. Já as comédias eram permanentemente proibidas, pois eram críticas, e um dos alvos preferenciais eram as mulheres, o que, segundo os homens poderiam gerar mulheres insubordinadas.

As mulheres só se apresentavam nas zonas rurais, com pequenas troupes de dançarinos e cantores e, nos festivais rurais dionisíacos, havia oferecido aos camponeses da Ática, com apresentações de ditirambos e danças de bacantes no estilo de Arion, viajando em carroças de quatro rodas, o "carro de Téspis".



japinhavidinha321: Reo

Soluções para a tarefa

Respondido por luizacordeiroaraujo1
2

Resposta:eu acho que e a última ela só se apresentação nas zonas rurais

Explicação:

Respondido por graziellysouzase
0

Com relação à música Mulheres de Atenas de Chico Buarque, a relação realizada entre teatro e a mulher, está contida na alternativa a).

   

Essas são as características da música Mulheres de Atenas de Chico Buarque:

  • Mulheres de Atenas é uma canção do cantor, compositor e escritor brasileiro Chico Buarque. A música foi escrita em 1968, no auge da ditadura militar no Brasil;
  • A música conta a história de um grupo de mulheres que discutem suas vidas e sua posição na sociedade. Todas estão descontentes com a forma como são vistas pelos homens porque não são consideradas mulheres “reais”. Reclamam que a sociedade as vê como mães ou pessoas que não possuem o devido respeito;
  • O teatro tem um papel importante nessa música porque é a única forma dessas mulheres se expressarem sem serem julgadas ou censuradas pelos homens.

 

Aprenda mais sobre a relação entre o teatro na Grécia Antiga e a mulher em: https://brainly.com.br/tarefa/51135088  

Anexos:
Perguntas interessantes