ENEM, perguntado por larissalima8108, 10 meses atrás

Mulher de 66 anos, do lar, procura atendimento ambulatorial para acompanhamento médico de rotina. Foi submetidarecentemente a cirurgia por fratura no fêmur direito, após queda por escorregamento em casa. Relata menopausa aos51 anos e diz que nunca fez uso da terapêutica hormonal da pós-menopausa, apesar das fortes ondas de calor naépoca. Atualmente ainda sente alguns calores. Queixa-se de desânimo para as atividades diárias e não tem vontade desair de casa, por vezes sentindo-se triste sem motivo aparente, acreditando que isso seja devido à saída do filho decasa, porque se casou, embora o veja quase diariamente. Refere que era muito alegre e disposta antes da menopausa.Nega problemas no relacionamento conjugal, mas o desejo sexual está muito diminuído. Nesse caso,(A) é esperado que o hormônio folículo estimulante (FSH) esteja baixo, estimulando pouco o ovário. Assim, há menorprodução de androgênios, levando a redução da libido.(B) se a paciente tivesse feito uso da terapêutica hormonal da pós-menopausa, a chance de fratura seria similar, já queela teve uma fratura do tipo traumático.(C) os calores que a paciente sente agora não têm relação com a deficiência estrogênica, pois a menopausa ocorreu há15 anos. Assim, a terapêutica hormonal não a aliviaria.(D) o estado depressivo da paciente decorre do desequilíbrio entre o hormônio folículo estimulante (FSH) e oluteinizante (LH), que altera os níveis de serotonina.(E) a fratura deve ter sido decorrente de osteoporose, possivelmente conseqüente ao hipoestrogenismo prolongado.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por kjmaneiro
0

Resposta:

Gabarito → Letra E

Nas fraturas de femur a questão do envelhecimento  não pode ser esquecida como causa , mas o  hipoestrogenio prolongado levando a osteoporose tem papel fundamental

Respondido por vanessafonntoura
0

A alternativa correta é a (E) a fratura deve ter sido decorrente de osteoporose, possivelmente conseqüente ao hipoestrogenismo prolongado.

A Osteoporose é considerada como sendo a doença em que ocorre a oerda de maneira progressiva da massa do ossos. Ou seja, os ossos ficam mais fracos o que pode resultar em fraturas. Ela é mais apresentada em homens e é uma doença silenciosa.

Nas mulheres ela pode ocorrer principalmente após a manopausa. Os cuidados, para com a saúde dos ossos, devem começar desde a infancia com a prática regular de exercícios e com uma alimentação rica em cálcio.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes