Muitos treinamentos não são executados com eficiência e não cumprem seu objetivo de capacitar o(s) colaborado(res). Isso acontece devido ao não cumprimento de um processo que envolve: Diagnóstico e identificação do tema que precisa ser trabalhado ou treinado; Elaboração de um roteiro com início meio e fim; Iniciativa para despertar a necessidade de mudança no colaborador; Escolha do profissional que servirá de referência e orientará os estudos do treinamento; Avaliação por parte do gestor de Recursos Humanos para analisar os pontos positivos e negativos do treinamento elaborado; Identificação dos pontos que precisam ser incrementados em treinamentos futuros sobre o tema. Há uma tendência ao relacionar o treinamento de pessoas a um processo de aquisição e aperfeiçoamento de conhecimentos e habilidades e de mudanças de atitudes, particularmente envolvido com o desempenho em uma tarefa ou em um cargo. Já o desenvolvimento de pessoas seria, sobretudo, o processo voltado para o crescimento do ser humano, observável na mudança comportamental, na expansão de suas habilidades e seus conhecimentos para a solução de novos e diferentes problemas. Adaptado de: ROCHA-PINTO, S.R. et al. Dimensões funcionais da gestão de pessoas. 5 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005. Existem algumas etapas fundamentais para a realização de um processo de treinamento. Elas são: · Levantamento das necessidades a serem satisfeitas pelo treinamento; · Planejamento do programa de treinamento; · Execução do programa com a identificação dos recursos necessários; · Avaliação dos resultados. Considerando as nuances existentes entre os processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas, descreva as quatro etapas para a realização de um processo de treinamento.
Soluções para a tarefa
Antes de mais nada é necessário fazer uma breve análise sobre as alternativas.
I) Levantamento das necessidades que devem ser satisfeitas já no treinamento, antes de mais nada é necessário realizar uma análise sobre os pontos fracos da organização e trabalhar neles.
II) Fazer um bom planejamento do programa de treinamento – a partir do momento que a organização identifica as habilidades que precisam ser melhoradas, é necessário realizar um programa de treinamento.
III) Criar bem como executar um bom programa de identificação dos recursos
IV) E no final deve-se fazer uma breve avaliação sobre os resultados que foram obtidos pelos projetos que foram desenvolvidos pela organização.
Bons estudos!
Resposta:
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
O treinamento é um programa de formação mais específico, como uma capacitação mais pontual e de curto prazo. Já o desenvolvimento é um processo de longo prazo, que engloba várias estratégias, desde treinamentos, coachings, planos de carreira e etc.