Muitos textos do seu dia a dia trazem instruções ou indicam o passo a passo para se realizar alguma tarefa, não é mesmo? Mas você já notou que nem sempre esses textos têm finalidades fixas, e que essas finalidades podem variar conforme o contexto em que os textos são produzidos? Então leia o texto a seguir, escrito por Nicolas Behr:
1) Considerando a sua estrutura composicional, como se chama o gênero textual empregado no texto acima? Quais aspectos da composição do texto permitem que você identifique isso?
2) Qual o objetivo desse texto? Quais recursos linguísticos permitem que você identifique isso?
3) Sobre o quê o texto fala?
4) Esse texto é literário ou não literário? Justifique sua resposta a partir das características desse texto identificadas anteriormente.
Soluções para a tarefa
1) O texto, como já aponta seu título, estrutura-se como uma receita. Os aspectos composicionais que permitem dizer isso são a divisão do texto em duas partes – sendo que a primeira parte apresenta a relação de ingredientes que compõe a receita (indicada pelo título “Ingredientes”) e a segunda, a sequência de procedimentos para preparar a receita (indicada pelo título “Modo de preparar”) – e a disposição dos termos em forma de lista ou sequência, distribuídos em linhas isoladas.
2) O texto é instrucional, tendo por objetivo instruir o leitor a fazer/produzir algo. Os verbos conjugados no modo imperativo e na terceira pessoa do singular (“dissolva”, “deixe”, “leve” etc.) e o uso de expressões que dão ideia de tempo (“desta vez”, “até dissolver” etc.) são recursos linguísticos que constroem esse tipo de texto.
3) O texto fala sobre o modo de se elaborar um poema.
4) Trata-se de um texto literário, que mantém a estrutura composicional e o estilo do gênero receita, mas muda a temática. Fala não de uma receita de alimento, mas de uma receita de poesia. Assim, o poeta estilizou a receita de alimento para construir seu texto de receita poética.