Português, perguntado por giuliadelima2797, 10 meses atrás


Muitos são os gêneros textuais com os quais nos deparamos no nosso cotidiano, principalmente, com a facilidade que a internet traz para quem tem acesso a ela. A crônica é um desses gêneros, o exemplo abaixo é um trecho de uma delas. Em textos deste gênero e outros narrativos, o emprego de pronomes é importante para a construção da coesão textual.

Observe o uso dos pronomes relativos e o uso da vírgula no trecho destacado.

"Conheci ela no jazz. Essa frase pode parecer romântica se você imaginar alguém tocando Cole Porter num subsolo esfumaçado de Nova York. Mas o jazz em questão era aquela aula de dança que todas as garotas faziam nos anos 1990 – onde ouvia-se tudo menos jazz. Ela fazia jazz. Minha irmã fazia jazz. Eu não fazia jazz mas ia buscar minha irmã no jazz. Ela estava lá. Dançando. Nunca vou me esquecer: a música era ‘You Oughta Know’, da Alanis.”

DUVIVIER. G. Desculpe o transtorno, preciso falar da Clarice. Disponível em: Acesso em 23/02/2020.



No trecho, é possível identificar desvios quanto ao uso da vírgula e ao uso do pronome relativo. Considerando apenas as três frases iniciais do trecho, identifique um desvio sobre o uso da vírgula em relação à terceira oração do trecho e outro sobre o uso do pronome relativo, justificando as correções sob a ótica da teoria estudada.


giuliadelima2797: Pessoal ajude-me .

Soluções para a tarefa

Respondido por milaint
5

Resposta:

conseguiu a resposta?

Explicação:


giuliadelima2797: Ainda não :(
Respondido por angela02cardoso
21

Resposta:

Na terceira oração do trecho, o desvio sobre o uso da vírgula está em "onde ouvia-se tudo menos jazz". Ele poderia ter colocado a vírgula da seguinte forma: "onde ouvia-se tudo, menos jazz." , dando uma pequena pausa, para enfatizar que tocava  qualquer tipo de música menos o jazz que era o tema da aula.

Sobre o desvio no uso do pronome relativo, ainda na terceira oração, ele poderia trocar o "Mas o jazz em questão era aquela aula de dança que todas as garotas faziam nos anos 1990 – onde ouvia-se tudo menos jazz." por "Mas o jazz em questão era aquela aula de dança que todas as garotas faziam nos anos 1990 – onde ouvia-se tudo menos o ritmo cujo era o tema principal da aula de dança." para não ficar repetitivo, substituindo assim a palavra "jazz" por um pronome relativo, no caso, "cujo".

Explicação:

gente, eu fiz assim, espero que ajude! ;)

Perguntas interessantes