Geografia, perguntado por iwachan2203, 9 meses atrás

Muitos quilombos, não tão conhecidos quanto o de
Palmares, existiram e foram destruídos. Conside-
rando a simbologia dessas comunidades, explique a
razão pela qual as incursões militares queriam des-
truí-las.​

Soluções para a tarefa

Respondido por lorenastabile09
16

Explicação:

A história de Palmares ficou marcada pela resistência e luta contra os colonizadores. No período da invasão holandesa no Nordeste (1630-1654), o quilombo registrou um crescimento expressivo, resultado da desorganização dos europeus na região que reduzia a busca por escravos fugidos e reduzia os níveis de vigilância, facilitando fugas.

De toda forma, ao longo de todo o século XVII, os habitantes de Palmares tinham de lutar para sobreviver. Inúmeras expedições de colonizadores foram realizadas visando à destruição do quilombo, sendo a primeira delas registrada em 1602. Os holandeses também organizaram expedições para acabar com Palmares, mas fracassaram.

Os portugueses, por sua vez, foram os grandes adversários dos quilombolas em Palmares. As expedições dos portugueses contra Palmares concentraram-se depois que os portugueses conseguiram expulsar os holandeses de Pernambuco. Da década de 1650 em diante, os portugueses realizaram dezenas de expedições contra Palmares.

No ano de 1678, Ganga Zumba, até então rei de Palmares, recebeu uma oferta de paz enviada pelo governador da capitania de Pernambuco, d. Pedro de Almeida. Depois Ganga Zumba foi a Recife negociar os termos da oferta de paz com o próprio governador da capitania e os termos estipulados foram os seguintes:


iwachan2203: muito obrigada
Respondido por brendaisis
2

Os quilombos, no período colonial, eram locais para os quais os povos escravizados fugiam, uma vez que tais comunidades transformaram-se em centros de resistência dos africanos e dos povos afro-descendentes. Por conta disso, as incursões militares passaram a combater essas regiões, com o intuito de que mais centros de resistência fossem degradados.

Os quilombos

Na atualidade, as comunidades quilombolas representam centros de preservação da cultura africana e afro-brasileira, por isso, podem ser considerados pontos de resistência do povo supracitado.

Saiba mais sobre os quilombos em: https://brainly.com.br/tarefa/3162105

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes