"Muitos problemas podem ser descritos por meio de grafos, nos quais a solução para o problema requer que realizemos uma busca pelo grafo. As buscas, em geral, partem de um nó inicial em direção a um nó alvo, fazendo com que tenhamos que percorrer toda uma sequência ordenada de nós e arestas. Além disso, o próprio caminho, em si, pode ser objeto da busca, isto é, às vezes a solução reside no caminho percorrido, e não em um nó alvo específico."
OLIVEIRA, Pietro Martins de; PEREIRA, Rogério de Leon. Estruturas de Dados I. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando tanto o algoritmo de busca em largura, quanto em profundidade, para que seja possível que tais algoritmos consigam navegar por todos os nós de um grafo, é imprescindível que o grafo seja:
Alternativas
Alternativa 1:
Um dígrafo.
Alternativa 2:
Orientado.
Alternativa 3:
Conexo.
Alternativa 4:
Ponderado.
Alternativa 5:
Um multigrafo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Alternativa 3:
Conexo.
Explicação:
Pág.115 Livro ESTRUTURA DE
DADOS I Unicesumar ADS 52-2021
Um grafo é uma estrutura formada por pelo menos um ou mais vértices (nós) e por um conjunto de arestas (arcos) que, por sua vez, pode ser vazio. Cada aresta liga dois nós do grafo. Nos algoritmos de busca que veremos, o grafo precisa ser conexo, ou seja, a partir de um nó qualquer é possível navegar por suas arestas visitando todos os demais vértices.
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