Português, perguntado por hellys1, 1 ano atrás

Muitos pontos !!!!!



Preciso de uma redação com o tema: existe receita já pronta para a felicidade? 20 linhas.

Soluções para a tarefa

Respondido por deivesjuniorous5co
0

A maior parte dos problemas emocionais que embaraçam a vida das pessoas se origina de princípios e conceitos mal compreendidos ou mal ensinados. Por exemplo, quantas vezes as pessoas brigam umas com as outras por se sentirem ofendidas por gestos ou palavras.

Provavelmente a idéia sobre o que seja ofensivo está mal aplicada, na maioria dos casos.

Presenciei, certa vez, um motorista de táxi, em Portugal, ficar transtornado de raiva por ter sido chamado de "urso" por um colega. Como eu não sabia qual era o significado que eles davam à palavra urso, pude me dar conta de como era ridículo alguém se ofender por tão pouco. Na verdade ser insultado é apenas uma convenção. Quando eu era criança, o desafio para uma briga vinha através de pisar no chão cuspido pelo adversário.

Isso nos leva a pensar sobre o que vem de fato a ser a honra e a dignidade pelas quais muitos estão dispostos a matar e a morrer. Nossos valores estão baseados em crenças que desenvolvemos desde a infância. E não são somente crenças religiosas, mas culturais. Somos ensinados a acreditar que determinadas coisas são certas e belas e outras erradas e feias. Ao nos tornarmos adultos devemos revisar nossas crenças éticas, morais e estéticas e determinar, pelo raciocínio, quais os valores que nos são realmente importantes.

Certezas absolutas e verdades inabaláveis fazem parte do repertório das mentes infantis e juvenis. As lições de vida costumam ser oferecidas às crianças de uma forma muito autoritária e radical. Pais e educadores formulam conceitos prontos, idéias preconcebidas e os apresentam aos jovens como sendo verdades absolutas e inquestionáveis. Na puberdade, em um movimento natural e espontâneo, os adolescentes começam a desenvolver uma saudável desconfiança sobre o que lhes foi dito e o que aprenderam ao longo dos primeiros anos de vida. Questionam e tentam refutar os conceitos que lhes são apresentados e iniciam um processo de revisão de conhecimentos e de códigos, éticos e estéticos.

É lamentável que na maioria das pessoas este processo de questionamento e revisão perca o fôlego na medida em que os jovens vão se tornando adultos e novas preocupações invadem suas vidas. No começo da idade adulta vai ocorrendo um processo de cristalização de conhecimentos e conceitos. Tal processo ajuda as pessoas a solidificarem seus pensamentos o que nessa fase da vida contribui para um melhor posicionamento frente às novas dificuldades existenciais que se apresentam. É desejável que, indo em direção à maturidade e à sabedoria, cada um de nós recupere a capacidade de mudar de opinião e aprender com as novas experiências.

Ofereço a seguir algumas idéias sobre o questionamento de valores. Esta primeira diz respeito à seguinte fábula recebida através da Internet






Perguntas interessantes