História, perguntado por Kellydireitos54401, 10 meses atrás

"Muitos políticos veem facilitado seu nefasto trabalho pela ausência da filosofia. Massas e funcionários são mais fáceis de manipular quando não pensam, mas tão somente usam de uma inteligência de rebanho. É preciso impedir que os homens se tornem sensatos. Mais vale, portanto, que a filosofia seja vista como algo entediante." (Assinale a alternativa correta. a) O filósofo lembra que a filosofia tem um potencial crítico que pode desagradar a políticos, poderosos e ao senso comum, tal como ocorreu na Grécia em relação a Sócrates. b) A filosofia precisa ser entediante para estimular o pensamento crítico, rigoroso e formar pessoas sensatas, a partir do ensino de lógica, retórica e ética. c) A ditadura militar no Brasil retirou a disciplina de filosofia das escolas por considerá-la subversiva, mas atenuou a medida estimulando os Centros Populares de Cultura (CPC), ligados a entidades estudantis. d) Os políticos e a estrutura escolar não são o verdadeiro obstáculo ao ensino de filosofia, mas a concepção de que ela é difícil e tediosa, considerando-se que existem mecanismos para aproximá-la do senso comum.

#UNICAMP

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
61

É correta a alternativa A, sendo este trecho uma crítica de Jaspers ao modo como a filosofia é socialmente e politicamente desvalorizada nas sociedades industriais e pós-industriais.

A ideia do autor é que a filosofia permite uma reflexão mais profunda sobre a sociedade e sobre as atividades humanas, o que representa um risco para o exercício absoluto do poder pelos governantes e um empecilho para que projetos autoritários se construam. Defender a filosofia, nesta perspectiva, é combater a degradação humana e defender a manutenção dos princípios de uma sociedade mais justa e cooperativa.

Respondido por Henryvaz100
5

Resposta: letra A

Explicação: Confia -

Perguntas interessantes