Biologia, perguntado por gabrielfosorio07o, 11 meses atrás

Muitos pesquisadores criticam a hipótese de que os primeiros seres vivos teriam surgido na chamada “sopa primordial”. Eles alegam que para que as substâncias orgânicas presentes na sopa pudessem se unir de alguma forma a originar o primeiro ser vivo, seria necessária uma grande quantidade de energia para que essas reações ocorressem. Esses críticos dizem ainda que não há evidências que garantam que essas reações tenham ocorrido a partir da radiação solar (energia do Sol). Alguns pesquisadores, mais recentemente, conseguiram elaborar uma hipótese para tentar explicar de onde viria a energia suficiente para as reações necessárias para a formação de substâncias cada vez mais complexas até se organizarem e formarem um primeiro ser vivo. Para isso, os pesquisadores utilizaram alguns conhecimentos também recentes sobre a estrutura da crosta terrestre. Um desses conhecimentos foi o da existência das chamadas fontes hidrotermais. Estas localizam-se no fundo dos oceanos e nelas a temperatura da água pode exceder os 100 ºC. Elas são fendas que aparecem na crosta e de onde saem fluidos responsáveis por reações entre a água do mar e substâncias da própria crosta, o que gera energia química. Redija a hipótese que esses pesquisadores formularam para explicar o surgimento dos primeiros seres vivos com essas novas descobertas descritas acima.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
63

Conforme destacado no texto, os pesquisadores acrditam que a energia do Sol não tenha sido suficiente para a conversão de elementos químicos inorgânicos, a matéria orgânica, de acordo com a hipótese dos coacervados.

Desta forma, com ferramentas tecnológicas mais modernas, tornou-se possível o descobrimento de fontes hidrotermais que teriam energia o suficiente, para desencadear uma série de reações com os elementos químicos, gerando as primeiras macromoléculas.


mvcarvalho701: A hipótese apontaria para a possibilidade de a energia química da Terra, vinda das fontes hidrotermais no fundo dos oceanos, ter sido a fonte energética para a ocorrência das reações necessárias para o surgimento de substâncias cada vez mais complexas que, de alguma forma, se organizariam e formariam os primeiros seres vivos.
mvcarvalho701: se quiser uma resposta mais completa:
Respondido por yasmimpretes
26

A hipótese apontaria para a possibilidade de a energia química da Terra, vinda das fontes hidrotermais no fundo dos oceanos, ter sido a fonte energética para a ocorrência das reações necessárias para o surgimento de substâncias cada vez mais complexas que, de alguma forma, se organizariam e formariam os primeiros seres vivos.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes