Muitos pensadores importantes da filosofia medieval discutiram o problema dos universais e defenderam concepções específicas sobre o mesmo. Analise as afirmativas abaixo sobre o problema e as concepções que procuram respondê-lo.
I. O nominalismo afirma que somente os particulares têm existência real e que os predicados universais só têm existência mental.
II. O realismo afirma que somente os universais têm existência real e que os particulares, ao contrário, não têm nenhum tipo de existência.
III. O conceitualismo é o nome dado à posição, segundo a qual, os universais não são nem realidades ao lado dos indivíduos, nem são apenas palavras arbitrárias (flatus vocis), mas que têm existência mental enquanto conceitos que podem denotar propriedades reais que os particulares possuem em comum.
IV. Mesmo sendo um problema explicitamente discutido e formulado no contexto da filosofia medieval, este problema se vincula diretamente ao pensamento de Platão e Aristóteles.
V. Rosselin e Ockham são defensores do realismo.
Assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a. Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
b. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
c. Somente as afirmativas I, IV e V são corretas.
d. Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.
e. Somente as afirmativas II, III e V são corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
a. Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
A filosofia medieval possuiu diversos pensadores que discutiam a questão do problema dos universais e defendiam concepções referentes ao mesmo.
O nomalismo ressaltava que apenas os particulares possuíam real existência, em que os predicados universais apenas possuem existência mental. Já o realismo assegura que apenas os universais apresentam existência real, e os particulares não apresentam qualquer tipo de existência.
Bons estudos!
Perguntas interessantes