Química, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

Muitos países localizados em regiões áridas e semi-áridas têm incluído a reutilização da água no planejamento de recursos hídricos, haja vista que a escassez de água de boa qualidade tem limitado o desenvolvimento urbano, industrial e agrícola. Nesse sentido, os efluentes estão constituindo parte integrante do plano nacional dos recursos hídricos de vários países. Em alguns casos, como Jordânia e Arábia Saudita, tem havido uma política nacional para reutilização de todos os efluentes gerados. Em determinadas regiões do México e da costa desértica do Peru, como conseqüência do desequilíbrio dos recursos hídricos, somado ao crescimento acelerado das cidades, as atividades agrícolas foram seriamente afetadas, tornando obrigatório e urgente o uso das águas residuárias como única alternativa para sobrevivência, viabilizando a irrigação de mais de 400.000 ha.

Em nosso país para utilizar as águas residuárias em outros processos produtivos ou cultivos, necessitamos conhecer os componentes existentes nesses efluentes. Neste fim, temos alguns parâmetros, tais como: Demanda Bioquímica de Oxigênio, Demanda Química de Oxigênio, temperatura, ph, nitrogênio, carbono orgânico total entre outros, que irão nos apontar a forma que deveremos reaproveitar o efluente. Nesse contexto, sobre as características do carbono orgânico total e sua identificação, assinale a alternativa correta.

Alternativa 1: Indica a presença de substâncias inorgânicas, e sua identificação se realiza por meio de um método instrumental.

Alternativa 2: Indica a presença de moléculas orgânicas, de forma que, sua identificação se caracteriza pela presença de resíduos sólidos orgânicos.

Alternativa 3: Indica a presença de resíduos sólidos grosseiros, visto que, sua identificação se faz por meio de um gradeamento que é colocado no início do sistema de tratamento de efluentes.

Alternativa 4: Corresponde à quantidade de oxigênio consumida pelos microrganismos aeróbios, presentes ou introduzidos na amostra, para realizar a metabolização de todas as substâncias biodegradáveis presentes no efluente líquido.

Alternativa 5: Indicador da presença de matéria orgânica, no qual o teste empregado para sua determinação baseia-se na oxidação do carbono da matéria orgânica a dióxido de carbono e água, e determinação do dióxido de carbono por método instrumental.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
12

Alternativa 5. O carbono orgânico total é caracterizado como variável inerente ao fator "Qualidade da água e de solo", considerando dessa forma o montante de carbono orgânico que está presente na atmosfera.

Por isso, questões relacionadas à eficazes tecnologias de medição de tais fatores são amplamente utilizadas, proporcionando ssim análise do grau da presença de tal componente na terra. Logo, é um eficiente indicador.

Respondido por raphaelrv
9

Resposta:

Alternativa 5: Indicador da presença de matéria orgânica, no qual o teste empregado para sua determinação baseia-se na oxidação do carbono da matéria orgânica a dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), e determinação do CO2  por método instrumental.

Explicação:

Vide P. 92 do livro. “Como o elemento químico, o carbono faz parte das estruturas moleculares das substancias orgânicas, o teor de carbono e um indicador da presença de matéria orgânica. O teste empregado para determinação do COT baseia-se na oxidação do carbono da matéria orgânica a CO2 e H2O e determinação do CO2 por método instrumental. O CO2 formado e arrastado por corrente de ar sintético e quantificado por meio de sensores de infravermelho (DEZZOTI, 2008).”

Perguntas interessantes