Muitos objetos de Cerâmica encontrados na ilha de marajó foram produzidos há mais de mil anos pelos povos indígenas que lá viviam. Como essas peças podem ajudar a compreender a Sociedade da época
se alguém me ajudar e estiver certo Marco como
MELHOR RESPOSTA
Soluções para a tarefa
Resposta:
PODEM NOS AJUDAR A COMPREENDER A SUA CULTURA, COMO VIVIAM, SE ALIMENTAVAM, COMO SE VESTIAM, E QUAIS SUAS CRENÇAS, POR EXEMPLO.
Explicação:
Elas são representadas, como outros animais, de maneira naturalista e também de maneira gráfica, pictórica, metonímica, por meio da reprodução de suas partes: corpo, rabo,
cabeça, pele.
Uma das características mais marcantes
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,
Goiânia, v. 5, n.1, p. 99-117, jan./jun. 2007.
da cerâmica marajoara é o convívio, em um mesmo objeto,
de representações naturalistas e representações geometrizantes,
estas últimas chamadas usualmente de grafismos. Geralmente quando aparecem no entorno de uma representação naturalista, os grafismos tendem a ser interpretados como
enchimento do campo visual, ou seja, algo que se coloca para
preencher os espaços entre as representações a que se dá destaque (Figura 1). Na verdade comecei a perceber que os
grafismos não eram simplesmente figuras aleatórias, mas que
eles, também, representavam os mesmos personagens naturalistas. Se prestarmos atenção, então, vamos perceber que
estão representadas caudas, cabeças, patas, cascos de tartaruga, couro de cobras, o que podemos associar com as representações metonímicas que Müller (1990) identificou entre
os Asurini. Alguns desses grafismos são semelhantes aos utilizados por outras sociedades ameríndias e, além disso, alguns deles correspondem aos padrões e formas que se formam
na retina do olho quando o indivíduo está em transe alucinógeno, ou seja, quando está “vendo” em realidade os fosfenos .
identificados por Knoll (1963). Alguns dos animais mais
freqüentemente representados não são animais dóceis ou que
fazem parte da dieta, mas justamente animais venenosos e
temidos, como cobras, jacarés e escorpiões. Isso nos leva a
associar esses tipos de representações com estórias mitológicas. Lévi-Strauss (1997) chamou a atenção para o fato de que
os animais que povoam as estórias mitológicas não são aqueles “bons para comer”, mas os que são “bons para pensar”.
Nesse sentido, conclui-se que os animais representados na
iconografia marajoara são justamente aqueles mais provavelmente relacionados à história cultural do grupo, cuja representação os ajuda a memorizar e reviver essa história em ocasiões de festivas e ritualísticas.
Resposta:
Podem nos ajudar a compreender a sua cultura,como viviam,como se alimentavam,como se vestiam e quais suas crenças,por exemplo.