Muitos navegadores Ibéricos deixaram registros de suas viagens. Entre eles está o português Duarte Pacheco Pereira(14600-1533) que escreveu um livro intitulado Esmeraldo de situ orbis, publicado em 1505. Leia com atenção um trecho da obra e responda as questões de7 a 10.
Como no terceiro ano de vosso reinado ano de Nosso Senhor de mil quatrocentos e noventa e oito, donde nos vossa alteza mandou descobrir a parte ocidental, passando além a grandeza do mar Oceano, onde é achada e navegada uma tam grande terra firme, com muitas e grandes ilhas adjacentes a ela e é grandemente povoada. Tanto se dilata sua grandeza e corre com muita largura, que de uma arte nem da outra não foi visto nem sabido o fim e cabo dela. É achado nela muito e fino Brasil com outras muitas cousas de que os navios nestes reinos vêm grandemente povoados.
Identifique qual foi a descoberta narrada por Duarte Pacheco Pereira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Duarte Pacheco Pereira (Lisboa, 1460 – 1533) foi um navegador, militar e cosmógrafo português. Denominado "Aquiles lusitano" por Luís de Camões, foi um dos grandes navegadores dos séculos XV e XVI.[1]
Embora a historiografia oficial afirmar que os portugueses não soubessem da existência do Brasil antes da chegada de Pedro Álvares Cabral — uma vez que a numerosa esquadra cabralina com 13 naus e caravelas declaradamente afirmou ter descoberto uma ilha —, existe uma teoria embasada em uma interpretação do livro Esmeraldo de Situ Orbis (1505) que aponta Duarte Pacheco Pereira como o possível descobridor do Brasil, por ter ele supostamente comandado uma expedição secreta que teria percorrido a costa brasileira e o mar do Caribe em fins do século XV. A viagem objetivaria identificar os territórios que pertenciam a Portugal ou a Castela de acordo com o Tratado de Tordesilhas, de 1494 — Pacheco Pereira participou das negociações do tratado. Seria portanto uma expedição anterior à primeira viagem comprovada de um europeu ao território brasileiro, feita pelo espanhol Vicente Yáñez Pinzón e cujo desembarque deu-se em 26 de janeiro de 1500. A viagem do navegador português ao Brasil teria sido em 1498.