Muitos mamíferos são herbívoros e a maioria deles depende de alimento que torna essencial a digestão da celulose. Os ruminantes, que incluem alguns dos mais importantes animais domésticos produtores de carne e leite (gado, ovelhas e cabras), têm tratos digestivos especializados que são altamente adaptados à digestão de celulose simbiôntica.
A ruminação, ou mastigação do bolo alimentar, consiste na regurgitação e remastigação de substâncias fibrosas indigestas, que depois são engolidas novamente e fermentadas em seu retorno ao rúmen. Existem uma série de protozoários ciliados anaeróbios que realizam a fermentação da celulose e satisfazem suas necessidades energéticas.
Sobre esse tipo de simbiose alimentar, foram feitas as seguintes afirmativas:
I- A produção energética é relativamente baixa em microrganismos, disponibilizando, assim, os produtos da fermentação ao animal hospedeiro.
II- Como os ruminantes não conseguem, por si só, digerir a celulose, contam com a ajuda desses protozoários, uma vez que a perda energética é quantitativamente insignificante para o animal.
III- Os produtos da fermentação provenientes do rúmen são a principal fonte de energia para os protozoários, mas não para os ruminantes.
IV- Esta relação entre os animais ruminantes e os protozoários que habitam seu estômago diferenciado é conhecida como parasitismo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:
a. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
b. As afirmativas I e II estão corretas.
c. As afirmativas I e IV estão corretas.
d. As afirmativas I, II e IV estão corretas.
e. As afirmativas II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
44
b As afirmativas I e II estão corretas
thaishansen:
correta!
Respondido por
13
letra B afirmativas l e ll estão corretas
Perguntas interessantes