Muitos historiadores consideram que a Revolução Russa de novembro de 1917 tem o mesmo significado para o século XX que a Revolução Francesa teve para os séculos XVIII e XIX. A posição desses historiadores pode ser explicada da seguinte forma: A A exemplo da Revolução Francesa, a Revolução Russa também derrubou o absolutismo, a nobreza e pôs a burguesia russa no poder. B A Revolução Russa, como a Revolução Francesa, foi determinada pelos ideais iluministas. C A Revolução Russa teve forte repercussão no século XX: inspirou revoluções semelhantes e alterou até mesmo o mundo capitalista, que passou a fazer concessões sociais para evitar movimentos do mesmo tipo. D Lênin, Trotski e Stálin lideraram os revolucionários russos inspirando-se na Queda da Bastilha e na Monarquia Constitucional que se instalou na França no final do século XVIII.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A A exemplo da Revolução Francesa, a Revolução Russa também derrubou o absolutismo, a nobreza e pôs a burguesia russa no poder.
ERRADA. A burguesia não foi para o poder.
B A Revolução Russa, como a Revolução Francesa, foi determinada pelos ideais iluministas.
ERRADA. Ideais iluministas é para os séculos XVIII e XIX, e a revolução russa foi no século XX.
C A Revolução Russa teve forte repercussão no século XX: inspirou revoluções semelhantes e alterou até mesmo o mundo capitalista, que passou a fazer concessões sociais para evitar movimentos do mesmo tipo.
CORRETA. A revolução dividiu o mundo em dois blocos, o capitalista e o socialista. Estados Capitalistas tiveram que apoiar movimentos de democracia social.
D Lênin, Trotski e Stálin lideraram os revolucionários russos inspirando-se na Queda da Bastilha e na Monarquia Constitucional que se instalou na França no final do século XVIII.
ERRADO. Eles foram influenciados por Karl Marx.
Sucesso nos estudos!!!
A é falsa, já que a Revolução Russa (de Outubro), derrubou a burguesia que ocupava o poder por meio do Governo Provisório e estabeleceu o governo proletário.
B é falsa, tendo sido os princípios do materialismo dialético, e não os do iluminismo, que guiaram a Revolução Russa.
C é verdadeira, sendo semelhante na medida que impactou profundamente o mundo, tanto dentro quanto fora da Rússia, mudando a forma como as sociedades se organizavam.
D é falsa, apresentando estes governos e revoluções como a base da República Liberal, ou Democracia Burguesa, e apontando-os como novas formas de explorar as massas.