Muitos foram os pensadores que contribuíram com a Educação Infantil. Eles viveram num período histórico marcado por profundas transformações: o século XIX. Nesse período, a Europa estava vivendo o grande desenvolvimento das forças produtivas e avanços tecnológicos, bem como da consolidação da ideologia e da divisão social. Nesse processo, a educação tomou seu lugar de destaque na busca de transformação social. Analise os fundamentos abaixo, e relacione cada um dos pensadores (Maria Montessori, Fröebel, Pestalozzi e Rousseau) com as principais contribuições dos mesmos na teoria educacional:
I.Maria Montessori.
II.Fröebel.
III.Pestalozzi.
IV.Rousseau
( ) Criou um espaço especial, a primeira instituição com caráter educacional para crianças de Educação Infantil, chamada por ele de kindergarten (jardim de infância, em alemão).
( ) Propôs trabalhar com a criança alguns elementos, como: brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria
( ) Criou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes.
( ) Centrado nos princípios de tranquilidade, amor, segurança e afeto, de forma que se assemelhasse ao ambiente familiar, o ambiente escolar era considerado por ele como um ambiente ideal para a aprendizagem.
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. III, II, IV e I.
b. II, IV, I e III.
c. I, III, IV e II.
d. IV, I, III e II.
e. I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Olá, amigo(a)!
A alternativa que responde a sua questão é a letra b. II, IV, I e III. Vamos entender o porquê:
Foi Froebel quem criou o termo Jardim de infância ou kindergarten, onde as crianças pequenas deveriam ser cuidadas e educadas. Ele foi um dos primeiros pensadores a se preocuparem com a Educação Infantil.
Já Maria Montessori através de sua experiência com a Medicina, criou o Método Montessori, que é fundamentalmente biológico, baseado em informações científicas sobre o desenvolvimento infantil. A evolução mental da criança segue o desenvolvimento biológico.
Pestalozzi, também conhecido como o pedagogo da humanidade, acreditava que a escola deveria ser não apenas uma extensão do lar, mas também se inspirar no ambiente familiar como lugar de acolhimento e amor.
Por fim, Rosseau entendia a educação como formação completa do sujeito, propondo assim o trabalho com diversas áreas da vida.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!
Resposta: II, IV, I e III.
Explicação:.
Tem o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os estudos de alguns dos principais pensadores que contribuíram com a Educação Infantil. Eles viveram num período histórico marcado por profundas transformações: o século XIX. Nesse período, a Europa estava vivendo o grande desenvolvimento das forças produtivas e avanços tecnológicos, bem como da consolidação da ideologia e da divisão social. Nesse processo, a educação tomou seu lugar de destaque na busca de transformação social. Maria Montessori:criou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes. Fröebel: criou um espaço especial, a primeira instituição com caráter educacional para crianças de Educação Infantil, chamada por ele de kindergarten(jardim de infância, em alemão). Pestalozzi: centrado nos princípios de tranquilidade, amor, segurança e afeto, de forma que se assemelhasse ao ambiente familiar, o ambiente escolar era considerado por ele como um ambiente ideal para a aprendizagem. Rousseau: propôs trabalhar com a criança alguns elementos, como: brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria.