Muitos estudantes relatam o estresse que sentem em vésperas de provas ou entregas de trabalho. O texto a seguir dá indicações de como lidar com essa sensação.
Como proteger sua memória do estresse ao estudar
Juliana Domingos de Lima
Situações estressantes são danosas para a memória - e para o aprendizado. Mas há uma técnica que diminui seu impacto
Estudar estressado é ineficiente. Mas há uma técnica que ajuda a fixar melhor as informações, mesmo sob pressão, testada por três pesquisadoras da Universidade Tufts, em Boston (EUA). Ela consiste em “treinar a memória”, esforçar-se para lembrar sem rever ou reler o conteúdo que se quer memorizar.
A técnica foi explicada em uma pesquisa publicada em novembro na Revista “Science”. As pesquisadoras testaram o desempenho de 120 participantes que “estudaram” uma série de palavras e imagens.
Um grupo tentou memorizá-las relendo e revendo seguidas vezes o material. Outro esforçou-se para lembrar o conteúdo por meio de um “retrieval practice”, algo como um treino para recuperar a memória, em português. Essa técnica consiste basicamente em estudar sem retornar ao conteúdo original, se esforçando por si para relembrar o conteúdo.
Um dia depois do estudo, alguns dos voluntários foram submetidos a uma situação de estresse e testados. A segunda técnica se mostrou mais eficiente: mais itens foram lembrados por aqueles que tinham acionado a memória em vez de rever o conteúdo.
Além disso, segundo o estudo, mesmo estressados, os que testaram a memória sem reler superaram a performance daqueles que haviam revisto o conteúdo, mesmo quando quem reviu não passou por nenhum stress. Os participantes que testaram a memória sem reler mostraram, ainda, um desempenho próximo ao de outros que também utilizaram a técnica e não estavam estressados: nesse caso, o estresse não foi determinante para a criação de uma memória mais sólida do conteúdo.
“O enfraquecimento [da memória devido ao estresse] esteve ausente quando a informação foi assimilada pelo teste de memória. (...) Pesquisas futuras deveriam ser direcionadas a determinar o mecanismo cognitivo pelo qual o teste protege a memória do estresse. Os resultados dessa linha de pesquisa têm potencial para transformar fundamentalmente a forma como pesquisadores têm enxergado a relação entre estresse e memória”.
Amy M. Smith, Victoria A. Floerke e Ayanna K. Thomas, no estudo " 'Retrieval Practice' Protege Memória de Estresse Agudo".
Isso mostra que a técnica pode proteger a memória dos efeitos do estresse. Ela pode ser colocada em prática retomando mentalmente, aplicando testes (consultas não valem para respondê-los) ou fazendo cartões de memória, por exemplo, com palavras-chave para o assunto estudado.
Por que o stress prejudica a memória
O cortisol, hormônio cuja produção aumenta com o estresse, afeta regiões do cérebro relacionadas à retenção de memória. É por isso que muitos distúrbios ligados ao estresse têm desdobramentos no aprendizado, por exemplo.
O impacto do estresse, no entanto, não é imediato. No teste, as pesquisadoras verificaram que o enfraquecimento da memória acontecia alguns minutos depois da situação estressante. O cortisol demora cerca de 25 minutos para ter seu pico na corrente sanguínea - por isso, os participantes precisavam ser testados depois desse tempo.
Fonte: LIMA, Juliana Domingos. Como proteger sua memória do estresse ao estudar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 23 dez. 2016.
O texto afirma que o estresse pode prejudicar a capacidade de memória e, assim, comprometer os resultados dos estudos. Para evitar esse problema, deve-se:
Escolha uma:
a. Treinar a memória, o que significa estudar o mesmo tópico várias vezes ao longo de vários dias.
b. Praticar através de testes, sempre voltando ao conteúdo quando não conseguir realizá-los.
c. Substituir a leitura do conteúdo por outras formas de aprendizado.
d. Estudar na véspera, aumentando a chance de memorizar o conteúdo, sem interferência de outros assuntos.
e. Adotar uma técnica de relembrar o conteúdo estudado, ao invés de voltar ao conteúdo novamente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
≡ A alternativa E está correta e pode ser justificada com esse trecho:
"Situações estressantes são danosas para a memória - e para o aprendizado. Mas há uma técnica que diminui seu impacto (...) Ela consiste em “treinar a memória”, esforçar-se para lembrar sem rever ou reler o conteúdo que se quer memorizar".
"Situações estressantes são danosas para a memória - e para o aprendizado. Mas há uma técnica que diminui seu impacto (...) Ela consiste em “treinar a memória”, esforçar-se para lembrar sem rever ou reler o conteúdo que se quer memorizar".
Marta9876:
Adotar uma técnica de relembrar o conteúdo estudado, ao invés de voltar ao conteúdo novamente....resposta correta
Respondido por
14
Adotar uma técnica de relembrar o conteúdo estudado, ao invés de voltar ao conteúdo novamen
Perguntas interessantes