Muitos autores, entre eles os filósofos Etienne de La Boétie e Auguste Comte, bem como o sociólogo Max Weber teorizaram acerca do tema do poder e da dominação política. Esses autores são responsáveis por tipologias, isso é, conceitos que contribuem na compreensão de ‘como’ o fenômeno da dominação de uns pelos outros se realiza.
Não obstante, outro filósofo, Karl Marx, escreveu sobre o poder e a dominação registrando uma crítica importante que estabelece um vínculo imediato entre o modo de produção capitalista e as formas de dominação que dele advêm.
Tendo em vista os argumentos de pelo menos três dos quatros autores acima descritos, elabore um breve texto dissertativo sobre as formas de dominação e argumente no sentido de demonstrar ‘como’ e ‘porquê’ a dominação política ocorre, de acordo com as ideias dos autores escolhidos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
olá!
no caso em questão podemos afirmar que o texto da questão se refere as várias formas de dominação política que a sociedade passa. vários autores trataram do tema e várias sãos as teorias que tratam acerca do tema.
nesse quesito uma teoria bastante conhecido é da dominação carismática que diz respeito a líderes extremamente populares que se utilizam do poder do carisma para a dominação política.
importante frisar que esse e outros tipos de dominação são de suma importância para que um líder se mantenha no poder. é a partir dele que o poder se constrói e o governo tem governabilidade.
espero ter ajudado
Perguntas interessantes