Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendia havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo. MÁRQUEZ, Gabriel García. Cem anos de solidão, Rio de Janeiro: Record. Agora, compare esse período com o início da reportagem. Muitos anos depois, diante do irmão caçula, o sexagenário Augusto Miranda Bra- são, haveria de recordar que, aos 12 anos, trabalhava ao lado do pai no corte da palha de piaçaba para pagar dívidas aos patrões. Essa palmeira, cuja fibra é usada na confecção de vassouras, marcou a vida de Augusto, seu irmão, pai e avô. Ha cem anos, as diferentes gerações da família Brasão vivem sob um expediente cri- minoso que aprisiona milhares de extrativistas de origem indígena Rio Negro, no Amazonas. no alto e médio
a) Reflita: qual a intenção da repórter ao fazer essa relação de intertextualidade?
b) Como a repórter se refere à situação vivenciada pelos piaçabeiros?
c) Além da situação vivenciada pelos trabalhadores, nesse trecho da reportagem ob- servamos outra irregularidade, comum na região. Que irregularidade é essa?
d) Identifique no texto a informação exposta pela autora para justificar que a prática dos patrões é ilegal.
Soluções para a tarefa
A reportagem visa denunciar a situação de irregularidade em que trabalham os piaçabeiros, denunciado o trabalho análogo a escravidão e as condições de vida em que se encontram estes trabalhadores.
Trabalho Escravo Contemporâneo
a) Ao citar um trecho do livro "Cem anos de escravidão", a repórter faz uma alusão ao trabalho escravo contemporâneo, referindo-se a vida de trabalho compulsório, sem folgas e com raríssimos momentos para desfrutar da vida.
b) A repórter demonstra como o trabalho por dívida é injusto e impede os trabalhadores de buscar outra fonte de renda e como as condições de trabalho e de vida são desumanas.
c) Além de denunciar o trabalho por dívidas, uma modalidade contemporânea de trabalho escravo, é denunciada as condições de trabalho e de vida nas florestas. Os trabalhadores não tem acesso a moradia, a alimentação, nem a esgotamento, não possuindo acesso ao básico como pia e banheiro.
d) A repórter cita que esta forma de trabalho, aprisiona gerações de trabalhadores.
Entenda mais sobre o trabalho escravo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/39574324
#SPJ1
Resposta:
Explicação: