Muitos animais não são da mesma classe mas apresentam estruturas semelhantes. Observe a imagem abaixo. As setas nas imagens indicam a probóscide (por onde suga o néctar) de uma borboleta e o bico de um beija-flor. Tendo em vista os conceitos evolutivos atuais, é correto afirmar que as estruturas indicadas pelas setas são *

A) análogas e convergentes, pois desempenham a mesma função.
B) homólogas e divergentes, pois apresentam a mesma composição química.
C) homólogas e convergentes, devido à mesma origem embrionária.
D) análogas e divergentes, pois desempenham diferentes funções.
E) homólogas e convergentes, devido à mesma composição química e à mesma função.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Será a Letra A)
Explicação:
A probóscide da borboleta e o bico do beija-flor são exemplos de órgãos análogos. São estruturas com a mesma função e diferente origem embrionária (estruturas convergentes).
Considerando os conceitos evolutivos atuais, pode-se afirmar que as estruturas indicadas pelas setas são; Alternativa A:
- Análogas e convergentes, pois desempenham a mesma função.
Estruturas análogas e homólogas
As estruturas análogas são aqueles órgãos que desempenham funções semelhantes, más têm origem embrionária diferente, em condições ambientais semelhantes.
Enquanto que, as homólogas são aqueles que têm uma estrutura semelhante, porém funcionam de forma diferente. Ele apresenta um ancestral comum em diferentes condições ambientais.
A evolução divergente apresenta órgãos com planos estruturais semelhantes crescem em linhas diferentes. Na convergente, organismos muito diferentes desenvolvem estruturas semelhantes devido a um habitat ambiental semelhante.
Entenda mais sobre o ancestral comum em: https://brainly.com.br/tarefa/39029721